Opinião

Para o amigo e professor

josé-maria-de-campos
Foto: Arquivo

Na terça-feira, 24 de março, lembramos com muito saudosismo do José Maria de Campos, que comemoraria 70 anos de idade. Comunicador, jornalista, poeta, escritor, radialista, artista plástico, publicitário e sonhador rafardense. Muitas vezes tachado como ‘turrão’, mas de um coração enorme, que só conhecia quem convivia o dia a dia com ele.

Zé Maria, como era carinhosamente conhecido, trabalhou no serviço de alto falantes do time de futebol RCA e das quermesses da cidade. Na área de jornalismo, atuou nos jornais O Correio de Capivari, Tribuna Regional, Jornal da Cidade, Diário do Povo de Campinas, Última Hora, Folha de São Paulo, Rádio Cacique de Capivari, Rádio Alternativa FM, TV Aberta de São Paulo, Revista Business, Tempo Novo e Jornal O Semanário Regional, em que foi sócio proprietário nos períodos de 2003 a 2005 e 2007 a 2009.

Também era dono do site Nosso Jornal.com, onde postava notícias diárias da região. Foi secretário de Promoção Social de Rafard, além de crítico e colunista. Quem aí se lembra da coluna Rafardeando, onde ele escrevia sobre os velhos tempos da Cidade Coração? Espaço também onde tecia suas críticas política, elogios e ideias visionárias para Rafard.

Como publicitário, trabalhou no Consórcio de Promoção Social de Capivari, JC Promoções, GRA Via Alphaville, DPZ Propaganda, Grupo Ala Szerman, Hotel Jequitimar, SCI, Equifax e Oficina de Marketing. Liderou eventos culturais locais, dos quais se destacam o Festival de Música Brasileira de Rafard, Festival Sertanejo do Estado de São Paulo e Festivais Estadual e Interestadual de Bandas (São Paulo e Minas Gerais).
Escreveu os livros “Momentos”, “Retrato em Preto e Branco”, “Rafardeando” e “Genaro Vigorito”. Era defensor assíduo da cultura e do turismo regionais.

Nos deixou em 21 de janeiro de 2011, deixando também muita saudade.

Para mim, foi um grande professor e amigo.

Deixo aqui a minha homenagem e lembrança. Pessoas como ele nunca serão esquecidas!

E como ele mesmo dizia: “Quem viver, verá!”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?