Editorial

POLITICALIENTE

15/12/2017

POLITICALIENTE

Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

Em clima natalino, os vereadores já vão pendurando os ternos e se preparando para as festas e, também, para o novo ano. Capivari realizou a última sessão ordinária de 2017, na última segunda-feira, 11. Já Rafard, encerra os trabalhos na próxima terça-feira, 19. Que as festas e o novo ano tragam mais criatividade, novas parcerias e um espírito político renovado, com foco no bem estar do povo.

Críticas – “O setor de transporte da Prefeitura me faz ter dor de cabeça, eu acho que é porque eu fui mecânico e vejo que quase 90% da frota está sucateada por falta de manutenção, faltam vários itens de segurança”, disparou o vereador Capivariano, Edson José Bombonatti, mais conhecido como Tambuzinho. O parlamentar pediu mais profissionais na secretaria de Posturas, qualificação dos guardas e convocação de novos para auxiliar, já que 13 viaturas ficam paradas por falta de pessoal. Tambuzinho ainda disse que as escolas e piscinas estão abandonadas, com professores ganhando pouco. O vereador quer mais qualidade em todos os serviços públicos. Quem sabe vereador!

Vereador Tambuzinho fala na Tribuna sobre os setores da Prefeitura

Continuando – Tambuzinho também cobrou melhor atendimento médico na Saúde. “Há muitas faltas na saúde, faltam exames, remédios, os médicos não cumprem horas de serviço, e é um absurdo como judiam dos administradores. Os médicos têm que ter vergonha na cara e cumprir o atendimento à população”.

Sobrou até pro Cabral – O vereador criticou fortemente o setor de obras do SAAE, que para ele precisa rever as altas taxas de serviço e reclamou da falta de condições nas ruas da cidade. “Fiquei quieto até agora porque tenho esperança, espero que no ano que vem consertem essas falhas medonhas e não quero parecer de oposição porque aponto erros simples de consertar, como capinação e buracos nas ruas”.

Publicidade – Os vereadores de Capivari têm participado de uma série de entrevistas na rádio Raízes FM, no programa Primeira Página. Na quarta-feira, 13, o vereador Mateus Scarso conversou com o radialista Yuri Rossi. Sobre seus projetos de lei, Scarso enfatizou o de conscientização sobre o “bullying”. Já sobre o seu posicionamento, o parlamentar chamou de ‘oposição sadia’. “Ficamos ao lado do governo quando ele manda projetos que beneficiam a população, mas ficamos contra o governo quando seus projetos não trazem benefícios ou prejudicam a população”.

Papel do vereador – Mateus Scarso enfatizou que o papel do vereador é fiscalizar, legislar e que trazer recursos é levado a sério, mas que não é prerrogativa do vereador. “Trazer recursos é um trabalho que fazemos, mas que é do Poder Executivo, mas o que o vereador puder ajudar no estreitamento de relações com os deputados devemos fazer, como eu trouxe a UNIVESP e agora mais R$ 160 mil em recurso para Capivari já protocolado”.

Inchada – Sobre o que espera para 2018, Mateus Scarso quer melhorias na cidade como na saúde e infraestrutura. “Esperamos que a Prefeitura enxugue a máquina pública, tenha mais arrecadação e faça mais investimento para a população, sendo que da minha parte farei o papel do vereador de fiscalizar o poder público e levar as reivindicações da população”.

Um dia antes – Ainda na série de entrevistas, o vereador Flávio Carvalho participou na terça-feira, 12. “O mais importante é o que fazemos de efetivo, como muitos projetos que discutimos no próprio gabinete. Hoje vejo a Câmara Municipal que pode servir de exemplo para outras de toda a região, uma Câmara enxuta, com a oposição que faz um trabalho digno, com ambiente de trabalho digno, profissionais preparados, assessoria jurídica bem feita e um momento bom, uma Câmara digna”.

Movimentado – Sobre o prédio da Câmara, o primeiro-secretário comentou que o público que vê as sessões é o mesmo que via no prédio do Centro, mas que os eventos atraíram neste ano mais de 10 mil pessoas ao Palácio 10 de Julho, provando ter aumentado a aproximação da população à Câmara Municipal. “Empresas, escolas e muitas pessoas vêm participando dos inúmeros eventos que a Câmara vem realizando como a Formatura do Centro Paula Souza, o que demonstra que as pessoas vêm utilizando muito mais a Câmara Municipal, e o público que assistia às sessões continua sendo pequeno, como era no Centro”, disse Carvalho.

Projeto – Flávio falou da aprovação de seu projeto de lei que permite às pessoas físicas e jurídicas a adoção de espaços públicos para melhorias em Capivari. “Ficou mais fácil para que as pessoas e empresas exerçam sua cidadania contribuindo para melhorias no município de Capivari”, comenta. O parlamentar lembra a utilização do viaduto FEPASA. “Este projeto foi apresentado e pelo nome de Tarsila do Amaral todo o conjunto no seu entorno vai passar à posse de Capivari desde que o local onde hoje está o Memorial Tarsila do Amaral permaneça com este objetivo. Estamos esperando assinatura do Ministro das Cidades Kassab, para dar início a esta conquista grandiosa de cerca de R$ 1 milhão para Capivari”, explicou.

Parabenizando – O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” é autor da Moção de Aplausos n.º 25/2017, que homenageou o Projeto Eureka, realizado pela Igreja Assembleia de Deus Ministério Capivari nos meses de outubro e novembro. O Evangelista Lucas Gomes de Oliveira, o Pastor Luís Costa e o Co-Pastor Valdison Luciano Salvador receberam a Moção de Aplausos das mãos do vereador. O Projeto Eureka é de origem grega que significa Encontrei, e sua ideia é a conscientização de jovens num momento em que valores estão sendo perdidos e pervertidos, e queremos ensinar aos jovens para que tenham uma vida boa e de qualidade, como ensinam as palavras de Jesus, não apenas o desejo de viver mas viver uma vida em abundância.

Vereador Binga entrega homenagem

Mais um – Na segunda-feira, 11, o vereador Denilton Rocha abriu a série de entrevista na Raízes FM. “Acredito que numa democracia as opiniões se divergem para o bem do município, e nós, vereadores da oposição fazemos o nosso trabalho da melhor forma possível”, disse o parlamentar.

Oposição – “Começamos o mandato como legislador em 5 vereadores de oposição e hoje somos três, e percebo que existem decisões nas quais os vereadores acabam votando a vontade do Poder Executivo, como foi o Projeto de Lei de redução de carga horária dos médicos, onde, na minha opinião, a população saiu perdendo”, lembrou Denilton.

Questionando – Binga quer informações sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva nas escolas públicas municipais. “Temos essa preocupação de que a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas permita seu acesso ao mercado de trabalho onde ele poderá ter sua própria renda e ter garantida sua dignidade como cidadão”.

Limpeza – O vereador Eliseu Serrano teve aprovado o pedido de urgência que permitiu a votação de seu Requerimento n.º 171/2017. “Formalizei este requerimento porque sei das necessidades do município e vou cobrar o prefeito para que a gente consiga melhorar a situação do município sobre mato alto. Eu não concordo que a empresa Enagro fique os meses de estiagem trabalhando e quando chegam os meses de novembro e dezembro, quando temos muita chuva e o mato que cresce mais, a empresa diminua sua atuação, portanto, quero juntamente com o prefeito estudar se podemos fazer alterações nesses serviços para que toda a população seja beneficiada”.

Vereador Eliseu Serrano

Reduzir ou aumentar – Apesar de cobrar a redução de cargos para se ter uma máquina pública enxuta, o vereador Mateus Scarso questionou a demora na contratação de novos guardas diante da necessidade do aumento de contingente na corporação “Solicito este requerimento até mesmo diante do interesse de pessoas que participaram do concurso e que até hoje não foram chamadas. Este concurso é de 2014 e vai até o meio do ano que vem, vai expirar, por isto fiz várias perguntas relacionadas a este concurso porque ele vai caducar e as pessoas não serão chamadas, o que pode até virar processo porque as pessoas se esforçaram, passaram nas provas e estão aguardando para serem chamadas. Nós precisamos dar respostas aos que prestaram o concurso público, uma vez que o processo é muito importante para aumentar o efetivo da Guarda Civil e ela vem fazendo um bom trabalho e acredito que chamando mais pessoas a guarda irá produzir ainda mais”, disse.

Garantido – De autoria do vereador Binga, o Projeto de Lei n.º 36/2017 foi aprovado por unanimidade. O projeto dispõe que o Poder Executivo deverá assegurar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, espaços em eventos públicos ou privados. Este direito é estendido aos acompanhantes das pessoas com deficiência. A indicação dos espaços especiais ficará a cargo dos organizadores dos eventos e no caso de descumprimento da nova lei, os infratores receberão multa no valor de 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs). A lei considera pessoas com deficiência aquelas que possuem impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo, para as quais uma ou mais barreiras poderão obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

Exposição – A Câmara Municipal de Capivari abriu na última semana, a exposição “A Arte Não Vê Diferenças”, do artista plástico rafardense, Jorge Luís de Souza. A exposição faz parte do projeto Câmara Arte e Cultura. Ela marca a homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, celebrada em 3 de dezembro. Jorge Luís de Souza sofreu um acidente na juventude que o deixou com tetraplegia incompleta. Filho de artista plástica, Jorginho como é carinhosamente chamado, seguiu os passos da mãe e passou a admirar os grandes nomes das artes plásticas. Sua exposição estará disponível no Hall de Entrada do Palácio 10 de Julho durante o mês de dezembro, ao lado da exposição do publicitário João de Simoni Soderini Ferraciù.

Jorge Luís de Souza

No clima – A abertura da “Vila de Natal” na Estação Sorocabana, em Capivari, foi emocionante. A Secretaria da Cultura estima que mais de mil pessoas passaram pelo local no sábado, dia 9, ocasião em que foi feita a inauguração do espaço. Entre as atrações que marcaram a noite, esteve a apresentação musical da banda Bamados que abrilhantou o momento em que as luzes do espaço foram acesas. A “Vila de Natal” pode ser visitada de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e, a noite, das 19h às 22h. Aos finais de semana, das 19h às 22h. A “Vila” conta com árvores, presépios e casa do Papai Noel, entre outras surpresas e ficará exposta até o dia 23 de dezembro, com a presença do bom velhinho em todas as noites. Vale lembrar que o Ônibus Iluminado estará disponível para fazer o percurso até o local, de forma gratuita pela empresa MM Souza. A saída será na Praça Central da cidade. O itinerário será iniciado às 19h e encerrado às 22h.

Vila de Natal Capivari

Promad – João Pedro Ribeiro de Moraes, do 5ºA, da Escola Municipal Maria Rosa Lembo Duarte foi quem teve a redação do Promad (Programa Municipal Antidrogas) premiada. Sete escolas receberam as aulas do Programa durante o semestre e os alunos atendidos tinham como objetivo realizar a produção de uma redação resumindo o aprendizado obtido. Ao final das formaturas de todas as escolas, João Pedro foi selecionado para ganhar uma bicicleta como reconhecimento pela produção. A escola está localizada no bairro Vila Balan. Na manhã de terça-feira, 12, o aluno e seus familiares estiveram no Plenário do Executivo para receber a bicicleta das mãos do prefeito Rodrigo Proença, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego Vitão, do secretário de Segurança Pública Ricardo Lourenço de Souza e da secretária da Educação Marília Annicchino. Participaram da solenidade os instrutores do Promad, CD Teixeira, CG Jorge e CG Gerson.

Ficamos por aqui, semana que vem, se Deus quiser, a gente volta com mais informações dos bastidores da política regional, sempre com a proteção da nossa querida Mãe, Nossa Senhora Aparecida.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?