Opinião

Por que o suor tem sabor salgado?

Artigo | Por Dr. Daltamir Justino Maia*

Atividades físicas intensas fazem com que nosso organismo perca, junto com o suor, muitos íons essenciais ao funcionamento do organismo, como por exemplo, íons sódio (Na1+), cálcio (Ca2+) e potássio (K1+). É importante que estes íons sejam repostos através de uma dieta alimentar adequada com a ingestão de muita água, de frutas, de verduras etc. Acontece que a água do suor evapora deixando para trás os íons, que permanecem na superfície da pele (a maior parte pelo menos); Esse acúmulo de sais na pele, mediante atividades físicas faz com que o suor tenha sabor mais salgado que a água doce normal.

Além do sabor salgado, a transpiração apresenta um gosto ácido. Isto ocorre devido ao ácido lático (estrutura abaixo) produzido a partir de glicose por enzimas nas nossas glândulas sudoríparas e pela ação de bactérias no revestimento da vagina. O suor fresco é quase inodoro, mas a ação da bactéria Streptococcus albus, presente na pele, aumenta sua acidez tornando o suor um banquete para outras bactérias que, por sua vez, excretam compostos com odor forte (p.ex. butanodiona, amônia (NH3), sulfeto de hidrogênio(H2S)). Os desodorantes podem atuar matando as bactérias e/ou neutralizando os ácidos.

A água serve como meio de transporte de vários íons que estão dissolvidos nela. Felizmente, a água não pode dissolver o fosfato de cálcio – Ca3(PO4)2 – de nossos ossos, de tal modo que nossos esqueletos não se dissolvam.

*Dr. Daltamir Justino Maia é professor do Istituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?