Região

Procura por Declaração de IR no CEUNSP cresce 309%

Professores e parte dos alunos que participaram do projeto

Planejamento prevê para o 2o semestre implantação do Núcleo de Assessoramento Fiscal em parceria com a Receita Federal

A 3ª edição do Projeto de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física teve um crescimento de 309% em relação ao ano passado, superando as expectativas dos organizadores. Os atendimentos de orientação e preenchimento da Declaração foram realizados pelos alunos de Ciências Contábeis do CEUNSP nas manhãs de sábado do mês de abril, no Campus II, em Itu.
O projeto é uma realização da Empresa Jr. da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN), idealizado pelo professor Mário Roberto Braga de Queiroz, coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, com o apoio do professor Hércules Ferrari Domingues da Silva, diretor da FGN.
Os futuros contadores orientaram os contribuintes interessados, bem como efetivaram a elaboração e transmissão da Declaração. Toda a atividade realizada pelos estudantes foi acompanhada e supervisionada pelos professores Mário Queiroz e Márcia Belucci.
Na primeira fase do projeto, os alunos receberam treinamento realizado pela professora Miriam Quintanilha e profissionais da Delegacia Regional de Sorocaba da Receita Federal, com a presença do delegado Francisco Pessoa e os agentes Edson Gonzáles, José Elias e Kátia Regina Gatti, que abordaram diversos detalhes para o preenchimento, como os erros mais comuns e as mudanças ocorridas neste ano, entre outros ensinamentos.
Para o coordenador Mário Queiroz, a procura maior foi muito em função da divulgação, que neste ano teve o reforço de cartazes e das redes sociais, além de uma participação mais efetiva dos estudantes e um e-mail próprio para os agendamentos, o [email protected]. “O significativo aumento nos agendamentos de 22 em 2012 para 90 em 2013 é fruto da participação dos estudantes em todas as fases do desenvolvimento da atividade, inclusive na divulgação e agendamento”, avalia.

Assessoramento de Imposto de Renda no CEUNSP teve crescimento de 309%

O ganho do projeto não é apenas para a população, que recebe uma assessoria gratuita, mas para os alunos, que colocam na prática os ensinamentos de sala de aula, como destaca a estudante Ana Caroline Salvador Franco, do 5º semestre de Ciências Contábeis. “A atividade proporciona a aplicação prática do conhecimento recebido. Além disso, temos o aprendizado em relação ao atendimento ao contribuinte”, aponta.
A auxiliar de enfermagem, Cristina Aparecida Silva, que pelo segundo ano seguido utilizou os serviços oferecidos pelos alunos do CEUNSP, considera que “o trabalho realizado é muito importante para a população, que sempre tem muitas dúvidas sobre Imposto de Renda, mas quer manter sua situação regularizada com a Receita Federal”.
Novosserviços à população – Com o sucesso da procura, o projeto deve ser expandido no segundo semestre com a implantação do Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF), numa parceria com a Receita Federal.
Na palestra de treinamento dos alunos, o delegado Francisco Pessoa abordou também sobre o NAF, explicando sobre a iniciativa e a parceria com instituições de ensino para prestar diversos serviços para a sociedade.
Entre as atribuições do NAF estão informações cadastrais do CNPJ, situação fiscal da Pessoa Física, informações para regularização de CPF suspenso, informações sobre isenção de Pessoa Física com doença grave, informações sobre isenções especiais, como compra de veículo por pessoas com deficiência, além de informações gerais sobre Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e programas e serviços disponíveis no site da Receita.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?