DestaquesNotíciasRafard

Rafard: bairro da Bomba recebe nebulização contra carrapatos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Depois de colocar placas de aviso e alertar para possíveis infestações de carrapato, a equipe da Vigilância Sanitária de Rafard (Visa) realizou na última terça-feira, 10, um trabalho de nebulização contra os carrapatos no bairro da Bomba.

No entanto, a Visa alerta que a ação de combate é continua, e deve ter a participação do Poder Público e dos moradores locais.

Com máquinas costais, os funcionários da prefeitura nebulizaram todo o entorno às margens do Rio Capivari, até os muros das residências.

O chefe da Visa, Celso Cerezer, explicou que as famílias estão sendo orientadas quanto aos procedimentos.

“Frisamos que esta é uma ação contínua e que deve ter a colaboração de cada morador (responsável por seu espaço)”, explica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Época

A temporada entre o mês de julho e o início de novembro é propícia à disseminação do carrapato estrela em sua fase conhecida como ‘vermelhinho’, que é quando ele passou a fase do ‘micuim’ e está presente na vegetação.

Ele também parasita animais como capivaras, bois, cavalos e até mesmo gatos e cães domésticos, dos quais se alimenta do sangue.

Se um desses animais estiver com o vírus da febre maculosa, o carrapato estrela se infecta e pode contaminar o ser humano.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave, que provoca febre e pode até matar, se não houver um diagnóstico precoce. “Por isso, é importante que a pessoa diga ao médico, caso esteja com sintomas de febre alta e mal-estar, em quais locais esteve ou se teve contato com animais”, alerta o governo municipal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?