DestaquesNotíciasRafard

Rafard é destaque no especial 40 anos da EPTV

Confira a reprodução da reportagem exibida no Jornal da EPTV 1ª Edição:

A Capela São João Batista de Itapeva, localizada na Fazenda Itapeva, área rural de Rafard, e o Coral Santa Cecília, foram destaque no especial 40 anos da EPTV. A reportagem foi ao ar no programa do meio dia, na última terça-feira, 25.

Fundada em 1795, a capela foi construída com madeira e barro. Em 1960, uma reforma substituiu os materiais por madeira e tijolos.

Em 2015, a empresa Radar investiu cerca de R$ 120 mil para uma nova reforma na capela. O local marca a fundação da Comarca de Capivari, Rafard e Mombuca.

Até 1820, a Capela de São João Batista de Itapeva permaneceu como única igreja da região.

A reportagem da EPTV também destacou a imagem de São João Batista, que está no local desde a época da função. De arte barroca, não se sabe de onde ela veio ou por quem foi feita. A imagem foi restaurada recentemente pela igreja católica de Rafard.

Para Heitor Turolla, ex-prefeito da cidade e participante mais antigo em atividade no Coral Santa Cecília, é uma satisfação manter viva a história e cultura de Rafard.

“Temos essa satisfação mais pela nossa fé e também em se tratando de cultura, ajudou a elevar nossas forças, enfrentando todas as dificuldades”, disse Turolla à jornalista Joice Starke.

O Coral Santa Cecília é considerado o mais antigo de Rafard, com cerca de 90 anos. Cerca de 20 integrantes participaram da reportagem gravada na Capela São João Batista de Itapeva, que atualmente, realiza celebrações uma vez por mês.

Foto: Arquivo pessoal

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?