Opinião

Raffard – Memória II

16/11/2015

Raffard – Memória II

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Denizart Fonseca

Como foi citado, havia um enorme portão de metal separando o Engenho e as casas geminadas, ocupadas pelas famílias de seus funcionários: Ângelo Jóri, Dna. Duíca e o filho João; Francisco (Paco) Cruz, Dna Afonsa, e os filhos Mercedes e Ademar; no Centro telefônico a família Ricomini; mais duas que não recordamos os nomes e no final a Família Bedende.

Após um trecho vago, a loja com atendimento pela senhorita Antonieta de Biási, a farmácia do “Seu” Fonseca e a venda da Cooperativa onde trabalhavam: Squilassi, Luiz Ortolani, Armando de Biási e os auxiliares Joel, Ricardo e Donato para servirem no balcão e entrega de compras nas Fazendas, cujo caminhão era dirigido por Armando de Biási.

Ao lado oposto dos imóveis, havia uma plantação de eucaliptos, onde ocorreu uma tragédia que será oportunamente comentada.

O Engenho possuía uma frota de várias máquinas a vapor para que: através de trilhos que cortavam todos os canaviais, transportassem a cana a ser transformada em açúcar e álcool. Os Srs. Sbrana e Minçon eram seus maquinistas.

No pequeno aglomerado de modestas casas residências no pequeno vilarejo, servindo os seus moradores além da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana; pequeno posto policial com o Cabo Aníbal, os soldados Julia e depois o Pinheiro; a padaria do Sr. Aprilante, vendas de secos e molhados dos Srs. Floriano Fedrighi (com bomba de gasolina), Carlos Carnevali (com açougue), José Gimenes (Bépe Sapo) e Paulino Pelegrine; havia a Farmácia do Sr. Hermano Vaz; as lojas dos Srs. Chafic Maluf e Atta Macluf; as barbearias de Pedro Rocha, Bernardino Tireli e Américo Chiarini; o açougue do Sr. José Siqueira, a lojinha da Sra. Bêga, a Agência dos Correios; a Ferraria e Carpintaria do Senhor Plácido Cortelazi; o Grupo Escolar; dois Clubes sociais e esportivos Elite FC e União FC com jazz-band e bandas marciais; duas Bandas musicais, a fábrica de licores do Sr.Bragion e a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes orientada pelo Pe. Arcádio Franchini.

Raffard (é o nome do seu fundador e que indevidamente, contrariando a lei, foi alterado para Rafard), naquela época era cortada por rua que também levou o nome de Maurice Allain, em homenagem a um dos gerentes franceses pioneiros, que aqui aportaram. Foi a primeira a ser coberta por paralelepípedos (grossos blocos retangulares de pedra, cortados para essa finalidade), permanecendo as demais em chão batido por muito tempo.

Havia um largo (hoje Praça da Bandeira), onde eram armados parques de diversões com: circulo rotatório de cadeirinhas e cavalinhos de pau, movimentado por garotos, a troco de usufruírem das rodadas, barquinhas movimentadas pelos próprios usuários, tiro ao alvo, pescaria na areia em busca de prêmios, etc.etc., tudo pago com a moeda de então, os réis sendo o cem réis também conhecido como um tostão.

Ao lado direito do largo, havia uma bifurcação da estrada para a Fazenda São Bernardo para a Fazenda Santa Rita com a Rua Tietê onde, em ambos os lados, também em casas geminadas residiam famílias dos trabalhadores na Usina (continuaremos).

Cidadania

Por considerarmos falta de respeito e uma desconsideração da CPFL à população rafardense, que a indeniza pela iluminação (inclusive das suas ruas) e que está há mais de uma semana ausente em trecho da Rua Moraes Barros, ultimamente apresenta “apagões” a qualquer hora do dia ou da noite sem aviso prévio, prejudicando compromissos pessoais e aparelhos domésticos, estamos rogando aos nossos legisladores, providências junto às altas autoridades dessa fornecedora, para que as abomináveis falhas expostas sejam urgentemente corrigidas e não se repetindo jamais! Agradecemos à atenção que certamente dispensarão a esta solicitação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?