OpiniãoRegião

Religião e ética VI

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Leondenis Vendramim

Entramos num tema muito importante, a educação dos filhos. Aqui a ética praticada no pós-moderno parece estar se divorciando da ética bíblica; ou aplicam o “laissez-faire” (deixa, a criança vai se corrigir quando crescer), ou usam de castigo violento.

Os cônjuges são a “impressora 3D” dos filhos. Nas crianças se imprimem a amabilidade e cortesia ou a violência e a rispidez dos pais. Os descendentes recebem toda herança genética, física, morais, espirituais e até intelectuais. Está provado que filhos de fumantes, nascem viciados, contudo o tempo de alimentação com leite materno e abstenção, e o poder extrator do organismo (que Criador maravilhoso!) liberta da nicotina e de outros venenos deturpadores. Isto não quer dizer que filhos de pais bons e saudáveis, sejam determinantemente iguais, porém a probabilidade é maior, assim como os que herdam o mal dos pais, poderão ser bons, saudáveis. O meio ambiente, as companhias e tudo aquilo que alimenta o cérebro (TV, revistas…), são fortes influências para formação dos hábitos de vícios e sobriedade. E isto é válido para outros males e virtudes. Destaco com todas as forças o que já esclarecemos acima, o lar é onde se forma cidadão (ã), cristão (ã) e ou, bandido (a).

Por orientação divina Moisés, o maior mestre do V.T. nos escreveu: “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor… Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração… Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, tu as inculcarás aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te.

Também as atarás em tua mão… e serão por faixa entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais das tuas casas e nas tuas portas” Dt 6:4-9. Em outras palavras, os pais devem educar falando, mostrando o tempo todo, andando juntos, conversando o dia todo, todos os dias, sendo eles mesmos exemplos de praticidade das virtudes e bom caráter. Israel, uma nação saída da escravidão, peregrinando 40 anos pelo deserto, tornou-se o povo mais sábio, mais próspero dentre todos os povos da história Antiga. Por orientação dos profetas Samuel, Elias, Eliseu e outros, a nação judia tinha escolas, e as crianças israelitas eram obrigadas a frequentá-las. Não foi por acaso que a Bíblia foi escrita, na sua grande parte em forma de poesia, que tiveram homens de vasto saber (Moisés, Daniel, Samuel, Isaias, Jeremias, Paulo, e tantos outros) e mais recentemente homens da ciência (Einstein, Karl Marx, Isac Newton…) de descendência judia. Era a única nação que tinha cuidados higiênicos e sanitários, hábitos alimentares tidos, hoje, como saudáveis e tantas lições para nós hodiernamente.

Educado por Maria, Jesus “crescia e se fortalecia em sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele” Lc 2:40. Aos 12 anos Jesus dialogava com os mestres, e estes “admiravam-se da sua inteligência e respostas” Lc 2:47.

Estive entre os índios Carajás, na Ilha do Bananal e entre outras aldeias. Embrenhado nas matas com eles vi algumas árvores com nós no tronco. Perguntei a um curumim (menino índio): por que e como davam nó na árvore? Ele me explicou: para marcar o caminho para os outros e assinalar a volta; davam nó no arbusto, e quando cresciam ficavam com o nó. É enquanto criança que se modela o caráter. O sábio Salomão diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” Pv 22:6. Aristóteles dizia: Dá-me a criança até 6 anos e então farei dele um homem. Se os pais não educarem, não colocarem limites e regras na infância, nunca mais conseguirão. Em Pv 19:18 Salomão escreve: “Corrige o teu filho enquanto há esperança…” Pais que não corrigem os filhos infantis, passam vergonha na sua juventude, e, às vezes até agredidos na velhice. Educando-os terão honra e amparo. Nos meus 58 anos de magistério presenciei aluno ameaçando fisicamente ao pai.

Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para essa insana tarefa. Os filhos são herança do Senhor (Sl 127:3), dediquemo-nos em educá-los, pois Deus requererá isto no dia final. Que possamos dizer: “Eis-me aqui com os filhos que o Senhor me deu…” Is 8:18.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?