DestaquesRafard

Sábado é Dia D vacinação contra o Sarampo em Rafard

Imagem ilustrativa

A Diretoria de Saúde de Rafard realiza neste sábado (19), o Dia D da vacinação contra o Sarampo. A campanha acontece das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Este ano, a vacinação ocorre em duas etapas, começando pelas crianças, e no momento posterior com os adultos.

O Dia D segue a campanha de mobilização nacional. Devem ser vacinadas crianças de seis meses até menores de 5 anos de idade, que não receberam a primeira dose. Os responsáveis devem comparecer na UBS portando a carteira de vacinas da criança e documento com foto do responsável.

Segundo a diretoria de Saúde, também é possível atualizar as vacinas do calendário nacional, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. É necessário se dirigir até a pediatria da UBS com a caderneta de vacinas.

“Não deixem de comparecer com suas cadernetas de vacinas para que possamos avaliar a situação vacinal, e se estiver faltante alguma dose, aplicá-la. Assim protegeremos a sua saúde, da sua família e de toda a nossa comunidade, fazendo com que o vírus do Sarampo pare de circular”, ressalta a Diretora de Saúde, Veruscka Corrêa.

Segunda etapa

De 18 a 30 de novembro, acontece a segunda etapa da campanha de vacinação, destinada para jovens e adultos (não vacinados) na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O Dia D também será realizado no sábado, 30 de novembro, das 8h às 17h.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Sintomas do sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?