Opinião

Tecnologia: vilã ou mocinha?

Artigo | Por Thalia Campos e Kaíque dos Santos*

Na atualidade, a tecnologia vem se aperfeiçoando cada vez mais por questões comerciais, industriais, econômicas, etc. Mas essa evolução também acarretou diversos problemas. As pessoas antigamente tinham mais contato pessoal com seus familiares e amigos, ou seja, eles conversavam, comunicavam-se frente a frente, por olhares e gestos, agora, percebe-se o declínio destes contatos pelo excesso da tecnologia.

Numa matéria publicada pelo Jornal Metodista (2006), as novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a educação praticada nos dias atuais, criando novas formas de aprendizagem, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. Diante desse contexto, a tecnologia pôde proporcionar aos alunos um maior aproveitamento durante sua vida escolar. Porém, nota-se também uma diminuição na interação entre si. Basta que observemos uma roda de amigos, na qual muitos estarão se comunicando por meios tecnológicos tais como: celular, internet, etc.

O portal G1, relata a opinião da leitora Ana Cássia Maturano, a qual conta que a tecnologia torna a mente preguiçosa. Neste sentido, para defender sua opinião, diz: “Quando estava acompanhando as notícias da Copa da África do Sul pelo rádio, ouvi o correspondente comentar com o apresentador do programa que, por usar o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para encontrar os caminhos em Johanesburgo, ele estava ficando preguiçoso. Isso porque, ao ser questionado sobre o local em que estava na cidade, não soube responder”. Dessa forma, reafirma o aspecto prejudicial do uso das tecnologias, tornando-se um elemento de grande importância para discussão.

Diante disso, pelos argumentos apresentados anteriormente, percebe-se que a tecnologia possui aspectos positivos e negativos. Ela pode ser considerada vilã, por exemplo, devido a quebra da comunicação pessoal. Entretanto, ela permite que a sociedade vivencie os avanços, pois proporciona evolução nas indústrias ao adotarem novas tecnologias de produção e a prestação de serviços, o que ocasionou um marco muito grande para o setor produtivo brasileiro. Contudo, apesar de todos estes problemas e soluções que a tecnologia nos oferece, não podemos negar que ela é um instrumento muito importante para todos nós, mas que devemos utilizá-la com moderação.

*Thalia Campos e Kaíque dos Santos são bolsistas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?