Opinião

TV aberta e internet: uma união pela audiência

07/07/2014

TV aberta e internet: uma união pela audiência

Jorge Willian é estudante de Jornalismo do Ceunsp (Foto: Arquivo pessoal)
Jorge Willian é estudante de Jornalismo
do Ceunsp (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Jorge Willian

Como já se era esperado, a internet vem tomando cada vez mais a atenção do povo brasileiro. Isso ocorre por diversos motivos, pois, na internet o espectador vira internauta e comanda a situação: escolhe o que, onde e quando ver. O aumento do poder de compra e os avanços tecnológicos também tem sua parcela de culpa nessa queda de audiência . Porém, a credibilidade e notoriedade da TV fazem com que ela seja o meio de comunicação mais procurado pelos anunciantes. Agora, as emissoras tentam trazer o público de volta fazendo uso de aplicativos para celular, modernizando sites e agregando vídeos, interagindo nas redes sociais e o principal: usando a famosa hashtag. Basta começar um programa que logo aparece na tela o ‘jogo da velha’ seguido de uma frase curta, sugerindo ao espectador que ele vá para a internet e faça um ‘post’sobre o que está assistindo. Isso serve como uma forma de publicidade para o canal, uma vez que quanto mais citações ele tiver, mas atenção dos internautas ele conseguirá, podendo ser, por exemplo, líder nas medições das redes sociais, as chamadas ‘Topic Trendings’.

Última chance

Depois de quase 20 anos na Globo, ‘ Malhação’ pode sair do ar se não conseguir melhorar os índices de audiência. Sua nova temporada estreia no dia 14 de julho e vai ser a última chance de folhetim.

Data definida

O SBT já definiu a data do Teleton 2014. O programa que arrecada recursos para AACD está na sua 17ª edição, e vai ser exibido nos dias 7 e 8 de novembro, com 26 horas de duração.

Vídeo Show

Depois de perder várias vezes para o Balanço Geral, da Record, a Globo estuda apresentar o Vídeo Show ao vivo. A produção do programa torce pra que isso aconteça.

Popularidade

A Globo é a emissora mais popular nas redes sociais durante a copa do mundo, com cerca de 4% das citações. Em segundo lugar vem a Band, com 0,75% . A Record fica em último lugar, com apenas 0,07% das citações.

Para quem não viu

No domingo (29), Silvio Santos levou um tombo enquanto falava ao telefone com um telespectador. Silvio riu de sua queda e continuou o programa sentado no chão, como se nada tivesse acontecido.

Mudança

Apesar de fazer sucesso como locutor da Copa, Datena disse que não pretende continuar fazendo esportes na Band. O apresentador do ‘Brasil Urgente’ disse que se for pra trocar quer assumir um programa de entretenimento, parecido com que Luis Bacci vai estrear.

De volta

Gugu volta para as telinhas, mas apenas em 2015. O apresentador fez uma espécie de sociedade entre sua produtora e a Record e deve apresentar dois programas no canal.

Beijo Gay

Na segunda, 30, a Globo exibiu seu segundo beijo gay. Apesar de muito comentado nas redes sociais, o beijo não alterou a audiência da novela, que continua em baixa. O primeiro beijo exibido pela emissora foi entre o Niko e o Felix, em ‘Amor a Vida’.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?