Editorial

Você conhece mesmo a dengue?

.

Dengue é uma doença antiga e bem conhecida do povo brasileiro. Presente em todos os estados brasileiros, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, já é uma figura carimbada combatida com fervor todos os anos pela população. Mas, já refletiu sobre o quanto você conhece sobre a história da dengue? Você sabe realmente contra o que estamos lutando?

Parece que ainda não, caso contrário, surtos não seriam constantes em todo Estado. E quando a gente pensa que só vai acompanhar fatalidades pela televisão e em lugares longe, a ficha cai. Rafard teve a primeira morte suspeita por dengue registrada nesta semana. A vítima, uma jovem de 31 anos, que deixou para trás, marido, filho, amigos, sonhos, enfim, uma vida toda pela frente.

Com ocorrências relatadas há mais de 200 anos, a dengue é uma doença única, dinâmica e sistêmica. Isso significa que a doença tem cura, mas os sintomas podem se agravar. Por isso, é preciso constante reavaliação e observação dos sintomas, para que as intervenções médicas aconteçam nos momentos certos e que não ocorram óbitos.

Apesar de ter se popularizado bastante e, por isso, a população brasileira ter perdido um pouco do temor pela doença, é importante lembrar que a dengue é uma enfermidade que requer cuidados médicos específicos e, se não tratada, pode levar à morte.

Você sabia que se uma pessoa já teve dengue ela ainda pode ser infectada por outro tipo da doença? O paciente realmente fica imune após se recuperar de um tipo da doença, mas ainda tem chances de pegar algum dos outros 3 tipos existentes. Por isso, é importante manter as medidas de prevenção e segurança mesmo que já tenha sido infectado alguma vez.

Existem quatro tipos de vírus de dengue. Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Nesse caso, depende de qual vírus está circulando naquele ambiente, já que a transmissão acontece quando o Aedes pica uma pessoa infectada e acaba infectando também outra pessoa.

Em 1955, o Brasil erradicou o Aedes aegypti como resultado de medidas para controle da febre amarela. Contudo, o relaxamento das medidas adotadas levou à reintrodução do vetor em território nacional, no final da década de 1960. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros.

Ainda não existem medicamentos contra dengue, somente para aliviar seus sintomas. Além disso, não existe vacina contra a doença disponível no SUS. Portanto, a melhor forma de prevenção é acabar com o mosquito, eliminando os possíveis criadouros.

Não espere acontecer dentro da sua casa, ajude a combater e fiscalizar, para que não seja preciso nenhuma família mais chorar a morte de um ente querido.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?