Falando de Vinho

A famosa uva dos vinhos de Tokaj

As vinícolas húngaras mais fascinantes de visitar são as de Tokaj, no nordeste da Hungria, cerca de 190 quilômetros (ou três horas de trem) a partir de Budapeste.

Em geral abrem entre maio e outubro, para degustações e visitas às suas velhas adegas subterrâneas. Na Hungria há dezenas de variedades de uva, desde nativas até internacionais.

Furmint: a mais importante uva do Tokaji Aszú, o famoso vinho doce da Hungria. Também produz vinhos secos. Uva de elevado teor de acidez.

Não existe exemplo mais comovente do que Tokay. Considerado um dos melhores vinhos doces do mundo (junto com o Sauternes da França e os vinhos doces da Alemanha e da Áustria). Porém, na maior parte do século passado, o Tokay ficou abaixo da lendária descrição de Luís XVI: “Vinum regum, rex vinorum” (O vinho dos reis e o rei dos vinhos).

Com brotação precoce, amadurecimento tardio e suscetível ao fungo Botrytis cinerea a Furmint se tornou a rainha dos vinhos doces Aszú – em Tokaj, na Hungria. No entanto, cada vez mais os vinhos secos de Furmint estão ganhando notoriedade, não só na Hungria como fora de sua terra natal.

Curiosidade

Não confunda:
Tokaj – Região Vinícola mais famosa da Hungria: Tokaj (sem o “i”).
Tokaji ou Tokay – O nome do vinho, e pode ser escrito das duas maneiras, Tokaji ou Tokay, mas se fala “tocai”.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?