Falando de Vinho

National Wine Day

Como país vitivinícola do Novo Mundo, os Estados Unidos têm uma história muito semelhante à da Argentina.

As primeiras videiras foram plantadas por colonos espanhóis na Califórnia, ou huguenotes refugiados no norte da Flórida no começo dos anos 1800, e logo começaram a prosperar distintos empreendimentos familiares.

No entanto, apenas em 1839 se constituiu em Ohio a que é considerada a primeira vinícola norte-americana. Desde então, a atividade foi crescendo até o país virar um dos principais produtores do mundo.

Publicidade

Mas a revolução no setor só chegou na década de 1970, quando os vinhos dos Estados Unidos alcançaram níveis de excelência comparáveis aos europeus.

O Julgamento de Paris é o nome dado à degustação às cegas realizada em 24 de maio de 1976, em Paris.

Foto: Reprodução internet

Durante a ocasião, sommeliers e críticos de vinhos avaliaram exemplares franceses e americanos.

A grande referência em qualidade de vinhos eram os países do Velho Mundo e, principalmente, a França. Os críticos eram conhecidos por preferir rótulos franceses.

Ao final, os exemplares dos Estados Unidos, especificamente os da Califórnia, venceram. O resultado da degustação mostrou, portanto, o potencial da produção vinícola do Novo Mundo e tornou os EUA uma referência mundial no mundo dos vinhos.

Como em todos os anos, no próximo dia 25 de maio se celebra o National Wine Day, um evento onde os estadunidenses, festejam o dia dos vinhos.

Apesar de que não tem um ano pontual, se identifica 2009 como o primeiro em que se celebrou o National Wine Day. Esta data foi pensada como uma oportunidade para conhecer mais sobre os vinhos, descobrir suas virtudes e incentivar o consumo responsável.

Então, não importa onde esteja ou com quem, o importante é celebrar mais uma vez o National Wine Day com bons vinhos na companhia dos amigos ou alguém mais que especial.

Em clima de celebração, quero parabenizar os meus pais: Maria Braggion Falsirolli e Adilson Antonio Falsirolli, nesse dia 24 de maio, pelos 57 anos de casados: Bodas de Lápis Lazuli – a pedra preciosa favorece a clareza mental, o senso de força e vitalidade, amplia o pensamento e atrai a verdade.

As bodas vão além de uma simples festa, ressaltam a jornada do casal, também fortalecem os laços emocionais e renovam os compromissos mútuos. Felicidades! Tim-tim

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo