CapivariNotícias

Bosque dos Pinheiros terá duas estações elevatórias de esgoto para atender 300 famílias

13/10/2014

Bosque dos Pinheiros terá duas estações elevatórias de esgoto para atender 300 famílias

Verificação topográfica da rede do bairro foi iniciada na quinta-feira, 2
Foto: Divulgação/Saae
Verificação topográfica permitirá melhorias para atender 300 famílias (Foto: Divulgação/Saae)

CAPIVARI – Na quinta-feira, 2, a empresa J. Nassif Engenharia LTDA iniciou a verificação topográfica da rede de esgoto do bairro Bosque dos Pinheiros, que permitirá a construção, além da rede coletora, de duas estações elevatórias de esgoto (EEEs) e de linha de recalque com 1.275 metros de extensão, atendendo inicialmente 300 famílias.

Segundo o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee), José Luiz Cabral, “a verificação topográfica visa conferir alguns pontos para confrontá-los com o projeto de engenharia, para que a obra não sofra solução de continuidade”. No mês de agosto, o Saae solicitou as licenças ambientais junto à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado e já conseguiu a liberação da Licença Prévia/Licença de Instalação (LP/LI) para início das obras.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) liberou, em setembro do ano passado, R$ 1 milhão para implantação da rede de esgoto no bairro Bosque dos Pinheiros. O município participará com contrapartida de R$ 164 mil, em função da licitação. Segundo o superintendente, a participação do deputado estadual Roberto Morais (PPS) e do vereador Júnior Pazianotto, de mesmo partido, foi fundamental na antecipação desta conquista.

Avenida Itália

Um novo traçado da rede de esgoto está sendo construído na Avenida Itália (esquina da Escola Cherubim Sampaio), haja vista que a atual passa ao lado da unidade de ensino e as chuvas fortes ocasionam o refluxo do esgoto para dentro do prédio. O chefe da Divisão Técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Claúdio Luciano Bossolan, explica que o refluxo acontece devido às ligações clandestinas de águas pluviais na rede.

“É muito importante que todo imóvel tenha as duas ligações instaladas de maneira adequada. Quando a pessoa faz a ligação clandestina de água pluvial na rede de esgoto está provocando um problema de saúde pública e ambiental, bem como comprometendo o tratamento do esgoto”, diz.

O Saae orienta não ligar água de chuva nas redes coletoras, uma vez que elas estão preparadas para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas. Outras recomendações também são importantes: não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto; limpar caixas de gordura periodicamente; e não jogar óleo de cozinha na pia, pois entope a rede.

Além disso, de acordo com a autarquia, um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. Portanto, ainda segundo o Saae, o correto é colocar o resto de óleo em garrafas pet e doar para a reciclagem.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?