Falando de Vinho

Brindando ao fim de ano: com vinhos refrescantes e delicados

As noites mais aguardadas do ano estão chegando, o Natal e o Ano Novo! E muita gente já começou os preparativos para os “comes e bebes”.

Escolher as bebidas é essencial para garantir sucesso das noites. Quando o assunto é Ano Novo, não pode faltar um clássico espumante para o primeiro brinde de janeiro. Porém, todo mundo sabe que só um espumante na hora da virada pode não ser o suficiente para completar toda alegria do momento.

Então, vou destacar alguns dos melhores estilos de vinhos para os verões quentes do Brasil:

Publicidade

Os espumantes rosés: O Brasil produz excelentes exemplares de espumantes rosés, que podem acompanhar a sua comemoração. Sua elegante cor, proveniente da delicada maceração da uva Pinot Noir.

Seu aroma remete a frutas vermelhas, e no paladar é mais frutado, sendo uma escolha perfeita para quem aprecia espumantes vibrantes.

Os vinhos brancos elaborados a partir de uvas Sauvignon Blanc: é uma uva francesa proveniente da região de Bordeaux.

Os vinhos produzidos a partir delas tendem a sabores mais secos e refrescantes, aroma cítrico e com delicada presença herbácea. Proporciona um agradável frescor, ainda mais quando servido mais gelado.

São leves e acompanham bem pratos leves, compostos de ervas aromáticas e vegetais. Sendo uma ótima opção para o réveillon brasileiro e suas altas temperaturas.

Brindando ao fim de ano: com vinhos refrescantes e delicados
Brindando ao fim de ano: com vinhos refrescantes e delicados

Chardonnay: é muito versátil, dando origem a vinhos brancos secos e a espumantes deliciosos. Combinam bem com carnes brancas assadas e frutos do mar, complementando a sua noite especial.

Vinhos aromáticos: como o próprio nome já nos indica, a sua principal característica é justamente o seu aroma extremamente perfumado, com notas tropicais e muitas vezes florais.

As principais uvas são a Moscatel, a Gewürztraminer, a Viognier e não podemos esquecer-nos da Sauvignon Blanc, que citamos anteriormente.

Essas são algumas sugestões para servir vinhos, mas não se esqueça de servi-los em temperatura mais baixas (entre 6ºC e 10ºC), garantindo o sabor e refrescância para os convidados.

É com sentimento de gratidão que desejo um Feliz Natal e um ano novo repleto de conquistas. Que juntos possamos vencer novos desafios e renovar as energias.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo