DestaquesRegião

Capivari, Mombuca e Rafard voltam para a fase laranja

Serão aplicadas medidas mais restritivas para conter a pandemia; determinação começa a valer na segunda-feira (18)

A região de Piracicaba, e outras seis em todo o Estado de São Paulo, regrediram para a fase laranja do Plano São Paulo. A reclassificação foi anunciada na última sexta-feira (15) pelo governador João Dória, após o aumento no número de internações e óbitos pela COVID-19.

Com a decisão, Rafard, Capivari e Mombuca, municípios da região de Piracicaba, saem da fase amarela e voltam para a laranja, onde são aplicadas medidas mais restritivas para conter a pandemia.

A determinação começa a valer a partir da próxima segunda-feira (18).

Enquanto se espera pela chegada da vacina, os números da COVID continuam a aumentar.

Mapa atualizado com a reclassificação das regiões no Plano São Paulo (Imagem: Reprodução/Governo do Estado de SP)
Mapa atualizado com a reclassificação das regiões no Plano São Paulo (Imagem: Reprodução/Governo do Estado de SP)

Em Capivari, na sexta-feira (15), houve mais um óbito causado por complicação do coronavírus. Um homem de 86 anos morreu, além do registro de 16 novos infectados, de um dia para o outro.

O número de mortes sobe para 44 no município. Já os casos positivos, somam 2.344, com 11 pacientes internados, outros 6 na UTI e 202 em isolamento domiciliar. O número de recuperados é de 2.081 pessoas.

Rafard também divulgou os números de casos do Coronavírus na sexta-feira (15). Confirmados são 272 casos, com 250 deles já recuperados. Mais 8 moradores aguardam pelo resultado dos testes e o número de óbitos está em 4 pessoas, desde o começo da pandemia.

Já Mombuca, que pretende iniciar a testagem em massa da população no próximo sábado (23), divulgou os números acumulados da semana. O município chegou a 65 casos confirmados, com 63 deles já recuperados.

A cidade registra 1 óbito por COVID e de 100% dos testes aplicados teve 123 descartados.

Uma nova reclassificação foi anunciada pelo Governo do Estado para a próxima sexta-feira (22).

Enquanto durar a fase laranja, as academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, concessionárias e escritórios podem funcionar por até oito horas por dia, com atendimento presencial limitado a 40% e no máximo até às 20h. Já o consumo local em bares está totalmente proibido.

Confira o que muda na fase laranja do Plano SP (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Confira o que muda na fase laranja do Plano SP (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Capivari

Seguindo a determinação do Estado, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), assinou um decreto na tarde de sexta-feira (15) informando sobre a alteração a partir da próxima segunda e dando as coordenadas para que os setores competentes tomem as devidas providências.

“Esse tipo de restrição vem do governo do Estado. Pensando na vida e no bem-estar das pessoas, como gestor, nos resta cumprir e acatar. Sabemos que é complicado para alguns setores empresariais, mas é necessário para controlar o número de casos”, disse.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?