Capivari

Capivari oferece novos exames para tratamento da aids

13/02/2015

Capivari oferece novos exames para tratamento da aids

Antes, exame era feito em Piracicaba com os pacientes saindo às 4h; munícipes também não precisam mais sair da cidade para obterem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia
Exame que dá informações sobre a quantidade de HIV no organismo passa a ser realizado em Capivari (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Exame que dá informações sobre a quantidade de HIV no organismo passa a ser realizado em Capivari (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Desde segunda-feira, 9, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, oferece exames de CD4 e carga viral para auxiliar no tratamento da aids. O Ambulatório de Prevenção e Tratamento de DST/HIV/Aids explica que o exame de CD4 é usado para avaliar o sistema imunológico e, normalmente, é combinado com o teste de carga viral, que dá informações sobre a quantidade de HIV no organismo do paciente.

Antes da possibilidade deste serviço, os exames eram realizados em Piracicaba. A Secretaria da Saúde levava os pacientes por volta das 4h para fazer o exame no município. “Com os exames feitos em Capivari, os pacientes têm mais comodidade e conforto e, assim, evitamos também o desgaste da viagem e a permanência no hospital de Piracicaba”, destaca a secretária da Saúde, Eliane Piai.

Certificado
Os munícipes com viagens marcadas para fora do país não precisam mais sair de Capivari para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Desde o início de fevereiro, a Secretaria da Saúde emite o documento por meio da Vigilância Epidemiológica, localizada no Posto Central de Capivari.
Após capacitação ministrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os funcionários da Vigilância Epidemiológica estão aptos a emitir o certificado aos munícipes. Antes disso, os interessados precisavam recorrer aos municípios de Campinas, Cordeirópolis ou São Paulo para conseguir a emissão.
Segundo a Anvisa, o certificado é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e outras doenças. Ele é necessário para viajantes procedentes de áreas internacionais de risco para transmissão da doença ou com destino a estes lugares. A lista completa de países que exigem este documento pode ser acessada em www.anvisa.gov.br/viajante.
Os interessados devem agendar um horário na Vigilância Epidemiológica, por meio do número 3492-8205 e comparecer na data pré-estabelecia portando carteira de vacinação em dia com a vacina da febre amarela, RG, CPF e comprovante de residência, uma vez que o documento será emitido com exclusividade para moradores de Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?