Educação

Como aliviar a ansiedade para o Enem?

Especialista da Faculdade Anhanguera dá dicas e alerta que esse tipo de crise pode interferir no desempenho do aluno na prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que conta com mais de 3 milhões de inscritos, é a principal porta de entrada para o ensino superior.

Com a proximidade da prova, que irá acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes começam a ficar ansiosos e com medo de não conseguirem uma boa pontuação ou não ingressar no curso da faculdade que tanto desejam. Essa ansiedade pode impactar e ser prejudicial para o resultado.

Foto: Reprodução internet

A coordenadora e psicóloga do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Letícia Cavalcante, destaca que a ansiedade interfere diretamente no desempenho do aluno na prova “Em momentos importantes, como esse da vida, é natural sentir nervosismo em momentos decisivos. Porém é necessário contornar esse sentimento, pois com a ansiedade, o foco do estudante na hora de realizar a avaliação pode ser prejudicado”.

Letícia destaca sobre importância de entendermos esse momento e trabalhar os pensamentos “Geralmente quando estamos em crises assim, surgem ideias pessimistas e desanimadoras, o ideal é não alimentarmos esses pensamentos e sempre questioná-los.

Esse é um dos passos mais importantes para contornar a ansiedade e dessa forma conseguir realizar a avaliação de forma leve e tranquila”, explica a psicóloga.

Segundo a especialista é importante, também, separar um momento para descansar a mente e não a sobrecarregar, respeitando o período estipulado para os estudos. Esse é um passo essencial para o controle da ansiedade.

“Respeite a sua saúde mental, isso é indispensável para evitar crises de ansiedade.

Assim será possível manter a calma em momentos de pressão, como o de realizar uma prova única e tão importante como o Enem e vestibular”, ressalta.

Confira as dicas que a especialista compartilha para auxiliar a aliviar a tensão e ansiedade:

Prepare-se para a avaliação: é fundamental uma preparação anterior, estudo contínuo durante a fase, pois quanto mais bem preparado se sentir, menos ansioso se sentirá;

Pratique exercício físico: o exercício alivia a tensão e mente, procure praticar suas atividades favoritas após o período de estudos;

Descanse bem antes do dia: é essencial uma boa noite de sono, que antecede a prova, é o melhor remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios;

Chegue cedo ao local da prova: não deixe para chegar nos minutos finais de fechar os portões, antecipe em até uma hora a sua chegada ao local de prova, isso ajudará a reduzir a ansiedade;

Trabalhe a respiração: sente-se em posição ereta, de forma lenta e profunda puxe o ar pelo nariz, quatro vezes. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, para diminuir o atrito do dente e da língua na saída do ar, isso harmoniza os batimentos cardíacos e reduz a ansiedade.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho.

Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País.

Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil.

A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content