Educação

Confira 5 dicas para melhorar a concentração e o foco no Enem

Por conta da pandemia, muitos estudantes relatam crises de ansiedade e stress em meio aos estudos e a pressão pela prova, fundamental para ingressar em universidades

Com as provas marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é motivo de preocupação e, em muitos casos, stress e crises de ansiedade para inúmeros estudantes.

Embora muitos tenham se preparado ao longo da vida escolar para a prova, o desempenho depende não somente da absorção do conteúdo, mas também da capacidade de concentração e de como o estudante lida com a pressão e o desafio de se submeter a essa avaliação, que é tão importante para conquistar uma vaga na universidade.

Imagem: Divulgação

Thiago Zola, Gerente de Projetos estratégicos da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais, elenca cinco dicas para que os candidatos possam se concentrar melhor e deixar a ansiedade de lado.

• Diminua o ritmo de estudos e de conteúdos pedagógicos à medida em que a prova se aproxima. Agora, a preocupação maior deve ser com a saúde física e mental. O mais indicado é praticar exercícios físicos e atividades prazerosas e até lúdicas. Mesmo durante os estudos, é importante fazer pausas laborais e evitar longas jornadas debruçados sobre os livros.

• Nos dias que antecedem as provas, dificilmente conteúdos serão absorvidos da forma adequada. Por isso, o mais adequado é conciliar descanso com revisões pontuais. É uma forma de aliviar a ansiedade e a tensão, sem deixar de estudar.

• Tenha confiança: o estudante se preparou ao longo de anos para a prova e a possibilidade de ter êxito é grande, conforme sua dedicação aos estudos. Mas o resultado não determina quem a pessoa é, tampouco seu futuro. Lembre-se que os últimos meses foram ainda mais desafiadores por conta do ensino remoto e todas as dificuldades que a pandemia trouxe.

• Durante a prova, exercícios de respiração contribuem muito para melhorar a concentração e não perder o foco. Como a pandemia ainda não acabou, é importante que o aluno esteja habituado a usar máscara, principalmente por longos períodos. Caso seja um incômodo, isso atrapalha também na concentração.

• Mantenha o foco na próxima prova e não fique pensando em um possível desempenho ruim naquele teste que já passou, afinal, isso não está mais sob seu controle. O que pode ser feito é revisar conteúdos e focar totalmente na segunda parte do exame.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano.

Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais.

No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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