Tecnologia

Como cuidar do seu servidor e ter um bom uso do equipamento?

As dúvidas acerca de como cuidar de um servidor afetam muitas pessoas que lidam com tecnologia. A utilização de servidores online – leia aqui – tem se tornado uma realidade cada vez mais comum para quem precisa armazenar algo na rede. Algumas opções incluem os servidores cloud, que ajudam a desmembrar os servidores físicos (bare metal) em diversos servidores virtuais.

Em um mundo hiperconectado, onde tudo é feito na internet, ter um bom servidor é fundamental. Armazenar fotos, vídeos, aplicativos, pastas, documentos, filmes, músicas…Ter tudo isso em um arquivo físico pode ser muito caro. Por isso, a oferta de servidores tem se tornado cada vez maior. Mas há sempre uma questão a ser respondida: qual a melhor forma de dar maior vida útil ao servidor?

Via de regra, os servidores não foram projetados para ter uma vida útil eterna. Esses aparelhos normalmente duram de 3 a 5 anos, mas o gerenciamento técnico, como substituição de peças e atualizações regulares, pode prolongar a vida útil do servidor. Por isso, é importante adotar um protocolo de reciclagem e gerenciamento do ciclo de vida do equipamento, com limpezas e atualizações constantes.

Muitas empresas costumam negligenciar os cuidados com seus servidores, o que os especialistas em tecnologia consideram um erro com a estrutura organizacional de qualquer companhia. Os servidores são o componente mais crítico de qualquer organização, já que armazenam dados, mantêm o desempenho, conectam e protegem todos os processos envolvendo a estrutura de uma empresa.

Se algum servidor de alta prioridade parecer estar em risco de mau funcionamento, planeje sua substituição ou reparo com antecedência, sabendo que as consequências podem significar tempo de inatividade prolongado e vulnerabilidades de segurança. E isso pode custar caro para a sua empresa ou mesmo para sua rotina pessoal.

Um ponto de atenção ao observar os seus servidores está relacionado com o gerenciamento inadequado do espaço em disco. O espaço insuficiente afeta diretamente o desempenho do servidor e pode levar à instabilidade, degradação ou desligamento do aparelho. À medida que o espaço em disco é preenchido, é essencial tomar medidas para remover cópias indesejadas, por exemplo. Outro ponto de atenção são eventuais ruídos, que devem ser identificados rapidamente.

Para quem tem um servidor e está preocupado com possíveis perdas de conteúdo, é importante manter um bom backup. Nunca faça nenhuma alteração em um servidor antes de confirmar que existe um backup dos seus dados. Sempre que um servidor é desligado, não há garantia de que ele voltará a ficar online.

Além disso, é sempre bom evitar as reinicializações do servidor, deixando que atualizações sejam feitas em completo até que o aparelho seja desligado. Adicionar discos, substituir memória, instalar placas adicionais e outras tarefas devem ser realizadas separadamente.

Após as atualizações do servidor, nunca assuma que tudo está bem apenas porque o servidor inicializou novamente em seu sistema operacional sem exibir erros. Monitore arquivos, relatórios de erros, operações de backup e outros eventos estranhos com seu equipamento.

Ter um servidor pode ser fundamental para sua empresa ou negócio. Por isso, cuide bem do equipamento para que ele tenha uma vida útil longa, e para que seus arquivos não sejam corrompidos em uma atualização mal sucedida.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET
>>JADE