Falando de Vinho

Conheça uma das uvas mais plantadas no mundo

Uma das uvas mais cultivadas no mundo, a Garnacha ou Grenache, ainda é pouco popular. Isso acontece porque, geralmente, ela é misturada a outras variedades, sendo raramente utilizada em versão varietal. Possui um sabor elegante e expressivo de geleia de cereja e framboesa.

Embora chauvinisticamente seja reclamada pelos franceses, a Grenache é originária da Espanha, onde é conhecida como Garnacha.

Por isso, poucos sabem que a Garnacha é uma uva versátil que se adapta facilmente às regiões distintas.

A Garnacha tem um papel muito importante no sul da França, sob o nome de Grenache, onde cerca de 70% dos vinhedos compõe o famoso Châteauneuf-du-Pape e o Côtes du Rhône. Um vinho de Grenache de qualidade facilmente envelhece por 15-20 anos. Em sua versão adocicada, é utilizada na composição do Banyuls, um delicioso vinho doce perfeito para harmonizar com chocolate.

Foto: Reprodução internet

Já na Sardenha, na Itália, é conhecida como Cannonau e é um dos poucos lugares onde é engarrafada em versão varietal ou adicionada à Carignano, resultando em vinhos bem concentrados. No sul da Austrália, é cultivada desde o final do século XVIII.

Na Espanha, ela cultivada em várias regiões, como o Priorat, onde vai do estilo de vinho tradicional ao moderno, sem perder toda sua potência. Já em Rioja, a Garnacha, junto com a Tempranillo, a Graciano e outras variedades autorizadas, dá origem aos blends de alta qualidade, e muitas vezes longevos, que dão fama à região.

Essa uva é tão especial que tem até um período especial para celebrá-la. O Grenache Day, Dia Internacional da Grenache, ocorre toda terceira sexta-feira de setembro. A comemoração existe desde 2010 e foi instituída durante o evento Grenache Symposium, no Vale do Rhône.

Uma forma de encorajar os amantes de vinhos a descobrirem a uva e proteger as videiras dessa casta histórica!

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?