DestaquesRegião

Coronavírus: Capivari, Rafard e Mombuca somam 18 óbitos e se aproximam de 900 casos confirmados

Atualização Covid-19 | Taxa de recuperados da doença também é alta e chega à 68%, ou seja, 602 pessoas já estão livres da doença

Conforme o último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pelas cidades de Capivari, Rafard e Mombuca, na quinta-feira (30), chegou à 18 o número de mortes causadas pela doença.

A soma das pessoas infectadas desde o início da contagem chegou à 884 nessas três cidades da região. O balanço mostra que cerca de 68% dessas pessoas já estão recuperadas, ou seja, 602.

Capivari

Dentre as três cidades da região citadas, Capivari é a que registra o maior número de casos confirmados da doença. Até o momento, são 768 positivados (4 internados em UTI, 6 em internação clínica e 232 em isolamento domiciliar).

O número de pacientes recuperados chegou à 511 (66,5%). Outras 61 pessoas aguardando o resultado de exames, todas em isolamento domiciliar.

Capivari já registrou 15 óbitos confirmados pela Covid-19, entre eles, de uma menina de apenas 15 anos.

Rafard

A ‘Cidade Coração’ também já registrou 2 óbitos confirmados da doença. O número de positivos por coronavírus subiu para 96, no entanto, o número de recuperados chegou à 81%, ou seja, 78 pessoas já estão livres da doença.

Dezoito pessoas ainda se recuperam em isolamento domiciliar e 4 aguardam o resultado de exames, também isoladas.

Mombuca

Em Mombuca, até o momento, apenas 1 óbito foi confirmado. A cidade soma 20 casos da Covid-19, dos quais 13 já estão recuperados. Não existem casos aguardando o resultado de exames.

Brasil

Conforme o Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado na quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 90 mil mortos pela doença desde o início da pandemia. A soma das pessoas infectadas desde o início da contagem atingiu mais de 2,5 milhões de pessoas. Há 675.712 pacientes em acompanhamento e cerca de 1,8 milhão de pessoas já se recuperaram do coronavírus.

Os estados com mais mortes por Covid-19 são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (13.033), Ceará (7.643), Pernambuco (6.484) e Pará (5.694). As Unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são Mato Grosso do Sul (328), Tocantins (364), Roraima (493), Acre (510) e Amapá (449).

Barreira sanitária

A Guarda Civil de Capivari realizou dos dias 20 a 23 de julho, a “Barreira Sanitária”, das 15h às 17h, no portal da cidade e na avenida Itália.

Além das orientações sobre a importância do uso de máscaras e álcool em gel, foram realizadas também a aferição de temperatura nos munícipes e em pessoas de outros municípios que estavam chegando na cidade.

  • Portal da cidade – foram parados 165 veículos e 268 pessoas;
  • Avenida Itália – foram parados 161 veículos e 253 pessoas.

Ao todo, nesses quatros dias, foram parados 326 veículos e 521 pessoas passaram pelas orientações dos guardas.

A Barreira Sanitária surgiu como uma forma de prevenção, tentando controlar e diminuir a disseminação do Coronavírus no município de Capivari.

Plano SP

Na sexta-feira (24), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria atualizou o Plano SP e prorrogou a quarentena até o dia 10 de agosto.

Capivari e todas as cidades da região de Piracicaba se mantiveram na fase vermelha, ou seja, alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.

Das 17 áreas de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) estabelecidas no Plano São Paulo, apenas três permanecem na etapa vermelha, com restrição total ao atendimento presencial de comércios e serviços não essenciais.

A próxima reclassificação do Governo do Estado, será realizada nesta sexta-feira (31). A avaliação do Governo do Estado é baseada não somente nos dados do município, mas sim da região a qual faz parte, ou seja, a de Piracicaba neste caso.

Regras

A Prefeitura de Capivari, através do Decreto Municipal de nº 7.036/2.020, estabeleceu regras para análise e classificação da essencialidade dos estabelecimentos comerciais no município, considerando exclusivamente sua atividade econômica principal.

Os estabelecimentos deverão manter em local visível e de fácil acesso cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral) e da Ficha de Cadastro Mobiliário Municipal.

Ainda de acordo com o Decreto, para fins de aplicação das medidas sanitárias voltadas à prevenção e combate ao coronavírus Covid-19, não serão consideradas as alterações promovidas na atividade econômica do estabelecimento a partir de 24/03/2020, data do início da medida quarentena no Estado de São Paulo.

Os estabelecimentos que estiverem funcionando em desacordo com o presente Decreto e com as demais medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus Covid-19 serão interditados de imediato.

A fiscalização conjunta das medidas deste Decreto e de outras atinentes à Pandemia do coronavírus Covid-19 fica a cargo da Fiscalização Sanitária, Fiscalização e Posturas do Município de Capivari, Fiscalização de Trânsito e Mobilidade Urbana, no que couber, com apoio da Guarda Civil Municipal, nos moldes da Lei, sob pena de instauração de Sindicância Administrativa em caso de não cumprimento desta determinação.

O Decreto na íntegra está disponível no site www.prefeituracapivari.sp.gov.br no ícone Diário Oficial, publicação de 24 de julho de 2020.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar