Editorial

Editorial: Chove, chuva

29/08/2014

Editorial: Chove, chuva

Foto: Samantha S/Stockvault
Foto: Samantha S./Stockvault

Não é novidade para ninguém que a região Sudeste enfrenta uma das maiores estiagens da história. O Sistema Cantareira, que abastecia nove milhões de pessoas na Grande São Paulo e no interior do estado, foi o primeiro a dar o sinal da estiagem. Hoje suas represas estão com apenas 12% de sua capacidade, e atingiu o seu nível mais baixo.

O Rio Paraíba do Sul, que serve 15 milhões de habitantes de São Paulo e Rio de Janeiro, também nunca esteve assim. A represa de Paraibuna, a maior da bacia, também está com apenas 12% da capacidade.

A situação é tão alarmante que às vésperas da estação chuvosa – a qual todo mundo espera que comece entre setembro e outubro – os próprios meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não arriscam dizer quando volta a chover em nossa região – a mais habitada do Brasil.

Segundo especialistas, ainda que a previsão seja de chuva dentro normal, o déficit é tão grande que pode passar vários anos para que a situação se reestabeleça.

Infelizmente este é um cenário que se repete de tempos em tempos – sempre com tons mais dramáticos – como resultado da má gestão e da falta de planejamento, por parte dos governos, sobre os recursos hídricos.
Comunidades religiosas têm apelado para as orações, com a esperança de contar com a ajuda de São Pedro e reduzir o agravamento da escassez.

Apesar da tranquilidade declarada pelas autoridades municipais, mostrando certo conforto momentâneo perante a atual situação vivida pelo povo brasileiro, assistimos o salve-se quem puder das cidades vizinhas. Tem gente até cavando poço artesiano no quintal de casa.

Sob o risco da maior metrópole do Brasil entrar em colapso, pedimos o amparo das forças Divinas para auxiliar este povo sofrido.

Que ela venha mansa e constante.

Você é sempre bem-vinda… chuva!

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?