Capivari

Educação disponibiliza 14 Salas de Recurso

13/01/2018

Educação disponibiliza 14 Salas de Recurso

Atendimento deverá ser facilitado por ficar mais próximo das residências dos alunos.

A Secretaria da Educação de Capivari fechou o CEAMEEC (Centro de Apoio Multidisciplinar de Educação Especial de Capivari). Segundo a Prefeitura, a ação foi necessária para cumprir determinação do Ministério Público que solicitou a implantação de salas de recurso em todas as escolas.

O município já contava com seis escolas que já continham estas salas de recurso em funcionamento, com professores de educação especial dando apoio nestes locais. Neste ano, esse número subirá para 14, a partir de fevereiro e março. Sendo assim, todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal passarão a ter as salas de recurso.

A Secretaria Municipal da Educação está realizando Concurso Público para disponibilizar mais professores de educação especial para integrar nas salas de recurso e assim dar apoio a todos os alunos que precisam de atendimento educacional especializado.

As Salas de Recurso Multifuncionais fazem parte de um Programa do Governo Federal implantado nos municípios, e visam garantir o acesso e a permanência ao ensino regular dos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, contando com materiais didáticos, mobiliário e equipamentos diferenciados, professores especializados e recursos voltados para as necessidades específicas do aluno.

“ A mudança será melhor, pois os alunos serão atendidos próximos de suas residências. Além disso, a equipe de profissionais trabalhará dentro da escola e mais perto da comunidade o que deixa o serviço menos burocrático e eleva o grau de convivência com a equipe escolar, pais e responsáveis”, ressaltou o prefeito, Rodrigo Proença.

Escolas Polo

Os alunos que antes frequentavam o Ceameec, agora receberão os apoios nas salas de recurso das escolas, com as mesmas profissionais.

Psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga ficarão concentradas em cinco escolas polos, que atenderão as demais escolas conforme organograma abaixo:

1-) Eicap Aldo Silveira – atenderá: EM Laura Quagliato, Eicap Teresinha de Jesus Macluf, Emei Guerino Padovani e a EMEI Cecília C Ricomini

2-) EM Augusto Castanho – atenderá: Emei Ester A. Pagotto; Emeief Lenita C. Penteado; Emeief Dra Jurema Ap. S. Martins; Emei Dra Jurema Ap. S. Martins e a Emeief José B. P. Antunes

3-) Eicap Dirceu O. Stein – atenderá: Emei Emília Benvenuto; EM Cherubim F. Sampaio; EMEI Benedita G. Quagliato e a Emei José Hypolito F. C. Carvalho

4-) Emeief Teresinha Ap. Francchi – atenderá: EICAP José A. Fu Paulo; Emei Rosa A. Balan; Emeief Derly Andriotti e a Emei Nossa Senhora R. Paz.

5-) Eicap Lucia R. Stefanini – atenderá: Emei Alcina de A. Soares, Emeief Ana Ap. Rufino Dias e a Emei Maria do Carmo Amaral

O apoio aos alunos varia de acordo com a necessidade apresentada por cada um. Os alunos são encaminhados para a sala de recurso por meio da direção/coordenação da escola, que recebe dos professores as informações e faz os direcionamentos necessários.

Salas de Recurso

Confira abaixo a relação de escolas com Salas de Recurso e as Emeis que serão atendidas por essas escolas:

Em todas essas escolas citadas acima terá um professor de educação especial dando apoio às crianças e jovens.

Caso sejam necessários outros tipos de apoio, os alunos serão encaminhados para uma das cinco escolas com as profissionais de outras áreas.

A Secretaria da Educação informa aos pais e responsáveis pelos estudantes que estavam sendo atendidas no Ceameec, que os mesmos serão avisados sobre os locais, dias e horários dos apoios

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?