Capivari

Escolas de Capivari e Rafard realizam Semana de Segurança e Saúde

Foto: Esquerda pra direita: Miguel Ângelo Rodrigues de Jesus, Juliana Eli Borgonovi Pacheco, Bruna Schincariol Cristoforo, Benedito Carlos Lopes Gomes, Nathalia Rigoletto de Lima, Sabrina Rodrigues Camargo, Maíra Turquim Quirino, João Flausino e Luis Carlos Bresciani. Divulgação/SICAD

“Segurança do Trabalho, Eu e Minha Família”, este foi o tema das Semanas de Segurança e de Saúde que aconteceram no mês de outubro na escola estadual Prof.ª Jeni Apprilante, da cidade de Rafard e em Capivari na escola estadual Waldemar Thomazine e na municipal Prof.ª Laura Quagliato Pacheco.

O evento seguiu os critérios da Lei nº 12.645 de 17 de maio de 2012, que instituiu o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.

Em Capivari, a pioneira no cumprimento da Lei foi a escola Laura Quagliato Pacheco que realizou a 1ª edição do evento de segurança em 2015. O projeto é uma iniciativa da área de segurança do trabalho da empresa italiana SICAD do Brasil Fitas Autoadesivas, fabricante das fitas EUROCEL.

Na escola Laura, o programa atendeu 100 alunos dos 9º anos, jovens com idade entre 14 e 15 anos. No Castelani, no colégio Waldemar, ao menos 40 alunos com idade entre 17 e 18 anos de duas salas dos 3º anos do ensino médio participaram do evento.

Na escola Jeni o programa atendeu cerca de 60 alunos com idade entre 17 e 18 anos que estão distribuídos em duas salas dos 3º anos do ensino médio.

Idealizado e coordenado pelo técnico de segurança do trabalho João Flausino, o evento foi dividido em três etapas. Na primeira, os alunos participaram de palestras sobre a importância da segurança no ambiente laboral e foram envolvidos em dinâmicas com práticas de prevenção de incêndios, primeiros socorros e acidentes domésticos.

O segundo momento compreendeu visitas ao parque industrial da fábrica da SICAD no município de Capivari. Os estudantes conheceram todo o processo de fabricação, os principais riscos, as medidas de controle, os EPC (equipamentos de proteção coletiva) e os EPI’s (equipamentos de proteção individual) utilizados pelos funcionários em todas as etapas da produção das fitas EUROCEL.

Durante a visita à empresa os alunos foram recepcionados pelas áreas de Recursos Humanos, Comércio Exterior e Segurança do Trabalho, participaram de café da manhã e de palestras com o diretor geral, Sr. Luis Carlos Bresciani que apresentou o grupo Sicad, destacou o papel de cada uma das unidades presentes na Itália, Croácia, África do Sul, França e Brasil.

Os estudantes visitaram os setores administrativos, de produção, qualidade e logística e foram orientados pelos funcionários José Roberto Pagotto Ferreira Leme, Luis Carlos Pavan, Clariane Aparecida Sebuske, Silvano Inocêncio Alves, Luciano da Rocha Campos, Thiago Tezoto e Fernando Miguel Coelho.

A terceira etapa do programa compreendeu a realização do concurso de redação. Nas três escolas os organizadores adotaram a frase “Segurança do Trabalho, Eu e Minha Família” como tema para as redações. Os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares de cada uma das unidades de ensino receberam troféus e participaram de um almoço na empresa.

Durante as cerimônias de encerramento, diretores e coordenadores aproveitaram para agradecer a parceria com a empresa. No Castelani, o diretor Benedito Carlos Lopes Gomes elogiou o trabalho da empresa SICAD, falou da importância do projeto para a formação pessoal e profissional dos jovens e disse que esse evento é “uma ótima oportunidade para que nossos alunos possam conhecer mais sobre esse assunto tão importante, além da experiência em poder conhecer as diversas profissões presentes no processo produtivo da SICAD, o que com certeza vai ajudá-los na escolha de profissões”, acrescentou.

Na escola Laura, a diretora Patrícia Andrea Batistella Silva que acompanha o projeto desde 2015 ressaltou a importância do evento de segurança para a formação dos alunos e agradeceu a empresa SICAD pela parceria e se mostrou feliz ao destacar que cada uma das etapas do projeto soou como oportunidade de aprendizagem e de incentivo para os estudantes.

A diretora Deise Gasparotto, da escola Jeni também falou da importância do projeto para a formação dos alunos e agradeceu a parceria com a empresa SICAD do Brasil.

Para o idealizador do projeto, o técnico de segurança João Flausino o sucesso do projeto é motivado pelo comprometimento das pessoas envolvidas

“Criamos o projeto base. Evidente que foi sendo aperfeiçoado com o toque pedagógico das coordenadoras de cada escola. Elas nos ajudam e muito. Outro fator e talvez o mais importante, é o fato da empresa acreditar nesse trabalho e dar o devido patrocínio. São quatro elementos fundamentais: a participação dos alunos, a abertura da escola, a disponibilização de recursos humanos e financeiros por parte da empresa e o último, a participação nossa enquanto técnico da área de segurança do trabalho”, comentou.

João Flausino também acredita que a iniciativa pode contribuir diretamente para a redução dos números de acidentes. “São 700 mil acidentes de trabalho por ano no país. Todos os anos ao menos 2800 trabalhadores perdem suas vidas devido a esses acidentes. Somos o 4º País com maior índice de acidentes do trabalho. Nós estamos sinalizando para esses jovens que eles podem fazer a diferença, estamos apostando na conscientização deles”, acrescentou.

Para o diretor Luis Carlos Bresciani o sucesso só foi possível devido ao empenho da escola, dos alunos e dos funcionários

“Nossa especialidade é fabricar fitas adesivas de qualidade. Nossa participação nesse projeto é simplesmente dar o apoio necessário, seja ele financeiro ou técnico. Já o resultado positivo que estamos observando, não tenho dúvidas, só conseguimos devido ao engajamento de todos: Escola, alunos e nosso time SICAD”, comentou.

As cerimonias de encerramento nas três escolas foram organizadas pela Analista de RH Cristiane Costa Rolin de Moura; pela relação comércio exterior Maiara Forti Franzzini Castellani e pela aprendiz Evelin Toledo Dandara da SICAD do Brasil em conjunto com a vice diretora Bruna Schincariol Cristoforo (Waldemar), vice diretora Carolina Talassi Juliani Piai (Laura), vice diretor Samuel da Silva (Jeni) e com as coordenadoras Juliana Eli Borgonovi Pacheco (Waldemar), Sheyla Maclaine Lopes Felipe Cavallari (Jeni) e Karen Cristine Monoel (Laura).

Em 2016 o projeto Saúde e Segurança nas Escolas foi destaque durante o concurso nacional da Revista Proteção e rendeu prêmio ouro para a empresa SICAD do Brasil na categoria “Melhores Ações de Saúde e Segurança do Trabalho Junto a Comunidade”. A Câmara Municipal de Capivari e de Rafard também reconheceram a importância do programa e ofereceram Moção de Aplausos para todos os envolvidos no projeto.

As redações foram corrigidas pelas professoras Isnara Daniela Monteiro Manesco, Valdirene Maria Silva Alves, Tatiane de Moura Porto, Cintia de Jesus Soares Bisetto e Maria Aparecida da Silva Bandeira.
Todos os participantes receberam certificados, medalhas de participação e brindes oferecidos pela empresa SICAD do Brasil.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?