CapivariNotícias

J. R. Guedes de Oliveira lança livro em Maceió

23/11/2015

J. R. Guedes de Oliveira lança livro em Maceió

Quatro figuras faz um panorama biográfico das personalidades brasileiras Astrojildo Pereira, Tarsila do Amaral, Octavio Brandão e Rodrigues de Abreu
Capa de Quatro figuras, novo livro do escritor capivariano (Foto: Divulgação/J. R. Guedes)
Capa de Quatro figuras, novo livro do escritor capivariano (Foto: Divulgação/J. R. Guedes)

CAPIVARI – O escritor capivariano José Roberto Guedes de Oliveira vai lançar um novo livro nesta segunda-feira, 23, às 19h, durante a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, na Praça de Autógrafos (sala Os Cataventos), em Maceió. Intitulada Quatro figuras, a obra foi editada pela Fundação Astrojildo Pereira, de Brasília, e será lançada após uma palestra sobre Octavio Brandão, ministrada por Oliveira.

O livro, cujo prefácio foi elaborado pelo escritor, historiador e pesquisador Martin Cezar Feijó, doutor em Comunicação pela ECA-USP e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), fala sobre quatro personalidades brasileiras que, segundo Oliveira, contribuíram com a história, a cultura e a arte no país: Astrojildo Pereira, Tarsila do Amaral, Octavio Brandão e Rodrigues de Abreu.

J. R. Guedes de Oliveira, como é mais conhecido, contou que a parte sobre Pereira é uma homenagem póstuma pelo seu desaparecimento há 50 anos. O ex-anarquista, escritor, jornalista, crítico literário e político (fundador do Partido Comunista Brasileiro) morreu em 1965, após ser preso pelo Golpe Militar de 1964. “A figura emblemática do pensador que beijou a mão de Machado de Assis no seu leito de morte”, diz.

Em relação à Tarsila do Amaral, o escritor explicou que aborda em seu livro a participação da pintora modernista na Semana da Arte Moderna de 1922, além de sua vida no jornalismo crítico. “Tarsila primou pelo belo e pela expressão de seus quadros, vasados pelo social.” A personalidade nasceu e viveu parte da infância no casarão da Fazenda São Bernardo, que na época pertencia a Capivari – hoje Rafard.

A terceira parte da obra sobre Octavio Brandão, “o alagoano de Viçosa, que foi o primeiro a falar e escrever sobre meio ambiente no Brasil, defensor e descobridor do petróleo no país, desde os primórdio do século XX, acarretando, com efeito, na criação da Petrobras, em 1953”. Segundo Oliveira, o livro Canais e Lagoas descreve nitidamente estas duas pesquisas, principalmente na Lagoa do Mundau, em Maceió.

Por fim, Quatro figuras retrata a vida de outro capivariano, o poeta “da tristeza e da melancolia” Rodrigues de Abreu, “que fez de sua existência uma verdadeira Casa destelhada”. Abreu morreu aos 30 anos, mas chegou a ficar entre os grandes poetas brasileiros devido ao seu valor tanto na poesia quanto na prosa. Para Manoel Bandeira, se vivesse um pouco mais teria a consagração de tantas outras obras literárias.

Oliveira disse que seu livro revela detalhes significativos de cada um dos homenageados e, com destreza, “os descreve em sua vida, luta e vicissitudes que a trajetória existencial se lhes impuseram no caminho a percorrer”. “É obra de grande importância para conhecer as figuras sobressalentes do nosso país. Livro importante e oportuno pelo que os homenageados representaram e representam para o Brasil.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?