Capivari

Menos de 1% da população utiliza Wi-Fi grátis

Apenas Capivari e Limeira, entre 18 cidades da região de Piracicaba, têm conexão de internet via Wi-Fi fornecida gratuitamente pelas prefeituras, conforme a pesquisa sobre perfil dos municípios brasileiros Munic 2012, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 14,3% das prefeituras oferecem esse tipo de serviço em todo Brasil. Significa que, das 5.585 cidades brasileiras, 795 têm Wi-Fi fornecida pelas administrações municipais. Quando considerados apenas os municípios onde a conexão é gratuita, o percentual cai para 13,3% (744 localidades).
Nos casos de Capivari e Limeira, de acordo com o IBGE, o serviço é gratuito. Em Capivari a conexão abrange o território municipal, conforme a pesquisa. Já em Limeira a cobertura é apenas sobre alguns bairros da área urbana, como ocorre em 48% das cidades que disponibilizam Wi-Fi, também segundo o Munic 2012.
Em Capivari, o serviço foi implantado em 2012, porém é pouco atrativo pela velocidade de conexão e por só funcionar em residências cadastradas.
Segundo a diretoria de Tecnologia da Informação do município, atualmente o Wi-Fi funciona corretamente, com velocidade de 256 Kbps, pela operadora Telefônica/Vivo.
Qualquer pessoa maior de 18 anos e que resida na área urbana de Capivari, pode solicitar o serviço, sendo liberado apenas um acesso por endereço. Os pontos são somente para uso residencial e o sinal fornecido gratuitamente por antenas espalhadas em caixas d’águas pela cidade. O munícipe precisa ter o aparelho de recepção de sinal, encontrado em qualquer loja de informática.
Segundo a Prefeitura, mensalmente é pago R$ 833,33 de manutenção dos equipamentos para empresa contratada para o serviço. É pago aproximadamente R$ 2.368,56, sendo os gastos referente a seis Speedys da Telefônica.
Atualmente o serviço possuí apenas 267 pessoas cadastradas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?