CapivariNotícias

Missa Solene comemora 190 anos da Igreja Matriz São João Batista

07/10/2016

Missa Solene comemora 190 anos da Igreja Matriz São João Batista

Igreja foi edificada seis anos antes da emancipação de Capivari
Igreja lançou selo comemorativo dos 190 anos (Fotomontagem: Túlio Darros/O Semanário)
Igreja lançou selo comemorativo dos 190 anos (Fotomontagem: Túlio Darros/O Semanário)

CAPIVARI | Uma Missa de Ação de Graças pelos 190 anos da Igreja Matriz será celebrada na terça-feira, 11, às 19h30, na Paróquia de São João Batista, em Capivari. O bispo diocesano D. Fernando Mason presidirá o Rito de Dedicação da Igreja Matriz, um ritual litúrgico, do qual tornará o edifício sagrado aos olhos da Igreja Católica.
A Igreja de São João Batista é considerada um marco histórico no surgimento do município de Capivari e cidades da região. “A Igreja Matriz é o berço da cidade de Capivari. É um momento único e muito importante para toda a cidade”, comenta o padre Adalton R. Demarchi, pároco da Matriz São João Batista.
De acordo com registros históricos, a Igreja Matriz de São João Batista completa 190 anos de construção. Ela foi edificada seis anos antes da emancipação de Capivari, que este ano comemora 184 anos. “Temos aqui uma Igreja que nasceu antes mesmo da cidade. Quando Capivari tornou-se município, a Igreja São João Batista já existia. Tanto para a história, quanto, para a fé cristã, este é um momento muito rico de celebração”, comenta Demarchi.
Padres da cidade da região estarão presentes para a solenidade. Para o Rito de Dedicação, Padre Adalton afirma que serão destacados alguns elementos essenciais durante a Celebração. “A principal glória da Igreja é a de simbolizar a grandeza de Deus. As paredes serão ungidas com óleo santo, teremos a aspersão com água benta, a unção sagrada do altar e da igreja e a deposição [colocação] das relíquias de santos mártires da Igreja, que em nosso caso serão as relíquias de São Timóteo e Santa Aurélia”, explica.
A igreja Matriz passou por reformas e restaurações na sua parte interna e externa. Um dos últimos serviços foi a troca do piso, feito sob encomenda para manter as caraterísticas originais. A reforma e restauração por completos estão previstos para terminar entre 2018 e 2019, por conta da confecção das telas que ficarão sobre o teto do altar e da restauração das pinturas em torno da Igreja. Para esta nova fase, a comunidade São João Batista promoverá atividades para arrecadação dos recursos.
A comunidade da Igreja Matriz de São João Batista convida todos a participarem da Missa Solene.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?