Editorial

Editorial: Mobilização e combate às pragas deste país

10/04/2015

Editorial: Mobilização e combate às pragas deste país

A divulgação dos números da dengue na região, apesar de expressivos, não são convincentes. Seja público ou particular, os plantões dos hospitais estão lotados, em sua maioria, com pacientes relatando os sintomas de uma praga chamada Aedes aegypti, mais conhecido com mosquito da dengue.

Dados não oficiais colhidos pela reportagem deste periódico em um laboratório que presta serviços a um hospital particular de Capivari revelam um número assustador. São mais de 150 exames de hemograma realizados por dia em busca de descobrir tal doença, isso apenas neste laboratório.

Mesmo assim, o poder público insiste em maquiar a situação com a divulgação de mínimas e, muitas vezes, falhas ações de combate ao mosquito transmissor. É claro e notório que o levantamento obriga o poder público a reforçar as medidas de combate ao Aedes aegypti. E espera-se que o faça desde já, pondo o seu exército de agentes de saúde e fumacês nas ruas.

É sabido que a luta contra o mosquito necessita de cooperação mútua. A dengue é um problema que desafia a todos. E não é só uma questão de saúde pública, mas também de educação, comunicação e mobilização. As ações para combatê-la não podem ser restritas aos governos.

O mosquito tem as nossas casas como local preferencial para colocar seus ovos. E a estratégia mais eficaz de controle e prevenção é justamente a eliminação desses focos. Para isso, é necessário incluir na rotina diária algumas medidas simples, como verificar acúmulo de água em calhas, ralos, bandejas de geladeira e ar-condicionado, entre outros locais, e a vedação adequada da caixa d’água. Cabe a todos prevenir uma doença que pode trazer tragédia para muitas famílias.

Antes tarde do que nunca, já passou da hora de uma verdadeira mobilização de combate, não só aos políticos corruptos, tal qual será realizada mais uma vez, neste domingo, 12, na Praça Central de Capivari e de todo o país, mas também de extermínio desta praga que assola a comunidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?