CapivariNotícias

Moradora questiona prefeito sobre mau cheiro na Avenida Pio XII

08/05/2015

Moradora questiona prefeito sobre mau cheiro na Avenida Pio XII

Em entrevista à rádio R FM, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, disse que acionou a Cetesb; companhia negou novamente a informação
Odor fétido é sentido nas proximidades da entrada do Parque Ecológico (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Odor fétido é sentido nas proximidades da entrada do Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – Em entrevista à rádio R FM, de Rafard, na manhã de terça-feira, 5, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença (PPS), foi questionado por uma moradora do bairro Morada do Sol sobre o mau cheiro na Avenida Pio XII, próximo à entrada do Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli. Ela disse que o odor fétido persiste há anos e perguntou quais as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura para resolver o problema.

Proença respondeu que não cabe ao poder público municipal fiscalizar crimes possivelmente grandes como esse, mas sim à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O prefeito reforçou ainda que seu governo se preocupa com questões ambientais e afirmou que várias denúncias já foram feitas na Agência de Campinas.

“Houve, por parte da Diretoria de Meio Ambiente, consultas na Cetesb. Mas, às vezes é só um cheiro que não chega a poluir”, sugere Proença. “Ainda que diminuiu. Mas, tem dia que é insuportável mesmo”, admite na sequência. Com isso, a moradora, que não quis se identificar, disse ter concluído que a Prefeitura sabe quem é a empresa responsável pelo mau cheiro, porém não quer tomar uma providência a respeito.

Em fevereiro do ano passado, o jornal O Semanário abordou o tema pela segunda vez – a primeira foi em 2012. Na ocasião, a Cetesb negou a informação de Proença, que garantiu ter acionado a Agência de Campinas para averiguar a situação. Novamente, a Cetesb informou que não recebeu quaisquer comunicados da Prefeitura de Capivari relacionados ao assunto em questão.

“Reiteramos as respostas prestadas em 24/02/2014, ressaltando que até a presente data não constam registros de reclamações espontâneas da população na Cetesb com as características mencionadas. (…) as informações fornecidas pelo Sr. Prefeito diziam respeito à empresa Cosmos Indústria e Comércio de Bebidas Importação e Exportação Ltda, atualmente sendo licenciada no âmbito da Cetesb.”

A companhia disse ainda que, no último dia 30, autuou a empresa Cosmos “com Penalidade de Advertência por operar uma fonte de poluição no imóvel situado na Avenida Pio XII, 1.600 – Porto Alegre, em Capivari, sem possuir a Licença de Operação emitida pela Cetesb”. Além disso, reforçou que os moradores denunciem os incômodos diretamente na Agência de Campinas.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Rua São Carlos, 277, Vila Industrial, em Campinas, ou pelos telefones (19) 3772-6600 em horário comercial, e 0800-113560 aos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente.

Mudança

Um pouco antes, o prefeito Rodrigo Proença também anunciou a mudança de sentido nas ruas Fernando de Barros, André de Melo, Saldanha Marinho e Sete de Setembro. Segundo ele, o objetivo é melhorar o tráfego dentro de Capivari com o desvio dos caminhões, que estão passando pela cidade desde o último dia 17, devido à ponte interditada na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101).

Na página da Prefeitura no Facebook, porém, uma publicação diz que as modificações fazem parte de um projeto da Secretaria de Mobilidade Urbana para melhorar a segurança no trânsito capivariano. “Em breve excelentes novidades”, diz o comunicado. Confira na imagem abaixo como ficou o sentido das vias citadas após as mudanças implantadas na última semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?