CapivariNotícias

‘Não podemos continuar fazendo de conta que estão atendendo’, diz prefeito de Capivari sobre diretoria da Santa Casa

18/12/2015

‘Não podemos continuar fazendo de conta que estão atendendo’, diz prefeito de Capivari sobre diretoria da Santa Casa

Rodrigo Proença anunciou em coletiva na manhã da última quinta-feira, 17, que a Prefeitura vai assumir o hospital; diretoria tem até esta sexta-feira para entregar a entidade de maneira amigável
Prefeito Rodrigo Proença anunciou a intervenção à Santa Casa em coletiva na última quinta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
O prefeito Rodrigo Proença anunciou a intervenção à Santa Casa de Misericórdia de Capivari em coletiva na última quinta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – O prefeito Rodrigo Proença (PSDB) anunciou em coletiva na manhã da última quinta-feira, 17, que a Prefeitura vai assumir a Santa Casa de Misericórdia de Capivari. Segundo ele, a diretoria do hospital “tem sérias dificuldades em honrar compromissos e cumprir metas”. Proença disse que o advogado da Santa Casa foi informado a respeito do interesse do Poder Executivo no dia 25 de novembro.

“Nossa decisão foi tomada, pois a responsabilidade por todos os problemas que ocorrem na Santa Casa, como processos judiciais e Tribunal de Contas, recai sobre o prefeito. Portanto, não vejo outra saída”, diz Proença. A diretoria tem até esta sexta-feira, 18, para entregar a entidade de maneira amigável. “Caso isso não ocorra, entraremos com um processo de intervenção no Ministério Público na segunda-feira.”

Proença contou que tomou a decisão de intervir ao hospital após seis meses de análise. Além disso, o prefeito disse que conheceu de perto municípios que realizaram a mesma ação, como Campos do Jordão, Presidente Prudente e Tatuí. “Nós sabemos a real situação do hospital e suas necessidades. Não estamos no escuro”, afirma. Em menos de três anos, a Prefeitura repassou à Santa Casa em torno de R$ 28 milhões.

O valor representa cerca de 90% dos recursos que chegam ao hospital capivariano, que é referência de outras três cidades: Rafard, Mombuca e Elias Fausto. Em média, foram repassados por ano R$ 9,3 milhões, 32% a mais do que saía dos cofres públicos para a Santa Casa nos anos anteriores a 2009. Mesmo assim, os serviços foram diminuindo ao longo do tempo, segundo o governo municipal.

Rodrigo Proença já havia adiantado sua decisão em visita aos vereadores na noite de segunda-feira, 14, última sessão do ano. Em uso da tribuna, o prefeito de Capivari disse que não via mais necessidade de existir uma diretoria administrando o hospital. “Principalmente uma diretoria que tem sérias dificuldades em honrar os compromissos e cumprir as metas que são pactuadas entre Prefeitura e Santa Casa.”

“Nós precisamos, acima de tudo, atender bem a população”, frisou. “Nós precisamos honrar esses compromissos e assumir que muitas coisas faltam dentro da Santa Casa. E vejo que a Prefeitura hoje é quem está mais preparada para assumir essa responsabilidade.” Apesar da mudança, Proença garantiu que os municípios referenciados continuarão sendo atendidos normalmente.

“Nós somos um hospital de apoio. Nós temos a responsabilidade de atender esses municípios. E a Santa Casa está recebendo por isso, só não está atingindo as metas que estão pactuadas”, revela. “Nós não podemos continuar fazendo de conta que estão atendendo, que estão fazendo saúde. Hoje, não dá para toda dor de barriga que acontece dentro da Santa Casa a Prefeitura ser culpada. Estamos dando um basta.”

Depois do anúncio feito na Câmara, Proença disse ter recebido apoio de associações, grupos religiosos e profissionais da saúde. Segundo ele, a intervenção é a única saída para oferecer mais qualidade nos serviços prestados e restabelecer a imagem da entidade. Procurado para comentar as declarações do prefeito, o presidente da Santa Casa, Renato Ragonetti, não se pronunciou até o fechamento desta edição.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?