Colunistas

O Eu Digital revela você ao mundo

A propagação das novas tecnologias de comunicação vem proporcionando à sociedade contemporânea viver cada vez mais conectada. Nesse contexto surge o conceito do “Eu Digital” como uma forma de identidade que transcende as fronteiras do mundo físico.

O Eu Digital é como os indivíduos são representados no mundo virtual, que é construído através das suas atividades e postagens nas plataformas de mídias digitais, serviços online e demais atividades na internet.

A cada dia o indivíduo constrói o seu Ser Digital, através do compartilhamento das suas opiniões, vivências, fotos e informações pessoais nas redes sociais, possibilitando que fique mais conhecido e que construa estradas para que outros em qualquer latitude e longitude do mundo possa interagir com ele.

O Ser Digital tem um lado bom, que é o de possuir uma identidade única e de poder conectar-se com indivíduos de diversas culturas. No entanto, apresenta preocupações, uma vez que a sua privacidade deixa de existir e traz à tona outros problemas como o roubo de identidade, manipulações de dados, bullying, comparações constantes com outros e o de levar a dependência constante das redes sociais.

É importante destacar que o Eu Digital pode diferenciar-se do Eu Físico, uma vez que pode se sentir mais “criativo” no descrever suas características e suas realizações, podendo inclusive criar personas completamente diferentes da sua identidade real. Essa discrepância entre os contextos virtual e o físico, pode levantar questões sobre os registros dos legados e a veracidade do que está compartilhado na internet, por isso, gerenciar o Eu

Digital é fundamental atentando-se sempre a:

1-Manter limitando o acesso às suas informações pessoais;

2-Manter-se fiel à sua identidade real online;

3-Ser contra ameaças e manipulações;

4-Garantir um equilíbrio saudável entre a vida virtual e a vida real;

5-Pensar antes de compartilhar informações.

O Eu Digital faz parte da vida contemporânea dos indivíduos e tem se tornado uma ferramenta poderosa para as conexões sociais e de crescimento pessoal, por isso, é fundamental que seja abordado com cautela, responsabilidade e desenvolvido com uma consciência digital, uma vez que os indivíduos vivem o momento em que o seu Eu digital é mais visível. Por isso, o que é postado na internet revela a sua identidade e as suas características.

Em suma, a evolução do Eu Digital é uma jornada em constante mutação e à medida que a tecnologia avança e novas plataformas surgem, a presença online também se transforma. Diante disso, os indivíduos devem estar abertos aos processamentos contínuos sobre segurança digital, privacidade e ética, garantindo que suas identidades virtuais sejam um reflexo genuíno de seus valores e propósitos.

Consequentemente, o Eu Digital é uma faceta inseparável da identidade moderna do indivíduo. É um espelho virtual que reflete os seus interesses, experiências e valores, assim, cabe a cada um dos indivíduos navegar nessa jornada de forma consciente aproveitando os benefícios da conectividade digital enquanto protegem sua privacidade e contribui para um ambiente online positivo e inclusivo.

João Ulysses Laudissi, engenheiro e ex-diretor do Senai Rafard
João Ulysses Laudissi,
engenheiro e ex-diretor do Senai Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?