Capivari

Saae garante a qualidade de hidrômetros trocados

Testados no melhor laboratório de análises de micro medidores do Brasil, os 10 mil hidrômetros que estão sendo trocados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Capivari, atendem as especificações da portaria nº. 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As análises dos hidrômetros foram realizadas no laboratório de Hidrometria da Sanasa Campinas e o resultado garante conformidade com a portaria atendendo também as especificações do laboratório.
A portaria esclarece que os hidrômetros com mais de 5 (cinco) anos de uso, quebrados, embaçados ou danificados devem ser trocados. Esta ação está em andamento pela autarquia municipal para garantir a verificação correta da leitura dos hidrômetros que se enquadram na descrição do Inmetro.
Segundo o superintendente do Saae, José Luiz Cabral, a substituição dos hidrômetros visa o uso racional da água, haja vista que os equipamentos velhos podem estar marcando volume alterado. “Quando o tempo de vida do equipamento é excedido; é indispensável à troca para a medição correta do consumo porque o equipamento perde sua confiabilidade, podendo assim medir consumo maior ou menor, observa Cabral.
O objetivo da troca dos hidrômetros é conscientizar a população do consumo adequado da água, porque com a verificação correta o munícipe não será induzido ao consumo desnecessário, visando assim o uso racional da água.

Esgoto
Na última quarta-feira, 23, a equipe da Divisão Técnica do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Capivari, detectou um entupimento na rede de esgoto do bairro São João.
Na rede coletora foram encontrados objetos como, calcinhas, camisinhas, sacolas plásticas, absorventes e até mesmo fraldas. “Estes tipos de objetos causam o entupimento da rede o que reverte em transtorno para própria população”, afirma o fiscal de inspeção, Kleber Orlandin.
Segundo o diretor do departamento de Projetos e Obras, César Augusto Luca; “a população não está usufruindo integralmente do benefício deste serviço devido ao mau uso, com impactos importantes na saúde pública e ao meio ambiente”, ressalta o diretor.
A autarquia realiza a campanha, Os cuidados com a Nossa Água, onde aborda também Os Cuidados com a Rede de Esgoto, com o objetivo de conscientizar a população sobre o que pode ou não ser jogado na rede de esgoto.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?