Capivari

Saae realiza investimentos no abastecimento de água do bairro São João e região

16/03/2018

Saae realiza investimentos no abastecimento de água do bairro São João e região

Reservatório do bairro São João tem capacidade para 100 mil litros de água (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

CAPIVARI | Em janeiro de 2018, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) protocolou junto à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) um aumento de carga na rede de energia elétrica do reservatório do bairro São João.

Na quinta-feira, 15, o serviço finalmente foi realizado pela CPFL e um novo painel elétrico foi construído para que uma nova bomba, com mais capacidade de produção de água, possa ser instalada e acabar de uma vez por todas com a falta de água na região.

Segundo o superintendente do Saae, José Luiz Cabral, com o aumento na carga na rede de energia elétrica e a troca da bomba no poço artesiano prevê uma melhora significativa no abastecimento daquela região. “Dependemos da CPFL aumentar a carga de energia elétrica no local para então, realizarmos a troca de uma bomba de 14 CV por uma bomba de 20 CV, que acreditamos ser o necessário para abastecer todo o bairro”, explica Cabral.

É importante ressaltar que o Código de Obras de Capivari e as Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinam a obrigatoriedade dos imóveis terem no mínimo um reservatório de água com armazenamento para até mil litros.

De acordo com o chefe da Divisão Operacional do Saae, Claúdio Luciano Bossolan, “o Saae busca manter o pleno abastecimento de água com a perfuração de mais um poço artesiano na região. Serão dois poços artesianos abastecendo os bairros, sendo que o reservatório do bairro São João armazena 100 mil litros.

Novo reservatório

As 224 casas populares que estão sendo construídas no bairro, Caraça, serão atendidas por um novo reservatório de 140 mil litros que foi instalado na segunda-feira, 12. Na última quarta-feira, 14, o poço artesiano que irá abastecer o reservatório foi perfurado e o novo sistema de abastecimento reforçará a demanda do bairro São João.

Dia Mundial da Água

Para lembrar o Dia Mundial da Água, que será comemorado no dia 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e a Diretoria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria da Educação organizam a “Semana da Água”.

Com uma programação especial, os alunos do 9º ano da escola municipal Augusto Castanho, estarão envolvidos em diversas atividades relacionadas ao tema durante a semana do dia 19 a 23 de março.

As atividades terão início na segunda-feira, 19, às 8h, com a visita na Estação de Tratamento de Água (ETA II) onde os alunos poderão conhecer como funciona a captação, o tratamento e a distribuição da água. “É uma alegria poder levar as crianças na Estação de Tratamento de água para que eles conheçam de perto como funciona o nosso sistema de tratamento”, ressalta o superintendente do Saae, José Luiz Cabral.

Nos dias, 21 e 22, os alunos participarão da “Implantação da Nascente Modelo” no Parque Ecológico Murilo Carnicelli. A Diretora de Meio Ambiente, Natália Sampaio, explica que “o projeto da Nascente Modelo é uma das diretivas para avaliação do Programa Estadual Município Verde Azul para que Capivari possa receber o selo verde e então abrir linha de crédito com o Governo Estadual para a área ambiental”, explica. Os alunos participaram também de um plantio de seis mudas de árvores frutíferas no Parque Ecológico.

E para encerrar a semana da água, dia 23, a Escola Augusto Castanho recebe a equipe de educadores ambientais da empresa EPPO, responsável por parte da limpeza pública da cidade, para uma palestra com o tema: “Os impactos causados na água pelo descarte irregular do lixo”. Segundo a diretora da escola Augusto Castanho, Maria Luiza Stipp Nunes, “é extremamente importante esta parceria dos órgãos públicos com as instituições de ensino para que os alunos aprendam e entendam na prática a importância da preservação da água e do nosso meio ambiente”, ressalta a diretora.

As torneiras dos bebedouros, banheiros e lavanderia da Escola Municipal Augusto Castanho irão receber redutores de pressão também na sexta-feira, 23. A iniciativa visa avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização de equipamentos poupadores de água relacionados a instalações hidro sanitárias, visando a aplicação destes dispositivos em larga escala nas demais escolas da rede pública e também em outros prédios públicos, como forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?