Capivari

Saúde alerta adolescentes sobre a segunda dose da Vacina contra o HPV

.

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, faz alerta sobre importância de tomar as duas doses contra o HPV. A vacina é destinada aos adolescentes, sendo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Este movimento foi iniciado pelo Ministério da Saúde que lançou a Campanha de Mobilização e Comunicação para o Estado de São Paulo, com o slogan “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV”. Afinal, somente com a aplicação das duas doses, o adolescente poderá ter a proteção completa. A vacina contra HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. Para tanto, basta o adolescente procurar o Posto de Saúde mais próximo e atualizar sua Caderneta de Vacinação.

Esta campanha contra o HPV foi iniciada no ano de 2014, destinada inicialmente apenas para as meninas. Em Capivari, a expectativa é de vacinar 2.429 adolescentes. Entretanto, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de 2014 até este mês de setembro de 2018, tomaram a primeira dose 1.827 meninas, o que representa uma cobertura de 75,2%. A porcentagem é muito menor quando se trata da segunda dose. No mesmo período, 961 meninas se vacinaram, o que representa 42,9% de 2.238, que era a meta estipulada.

No caso dos meninos, os dados são ainda mais preocupantes. Para eles, a campanha foi estendida no ano passado, sendo que até este mês de setembro de 2018 alcançou uma cobertura de 38,8%, ou seja, 656 doses das 1.664 previstas. O percentual também cai quando analisada a segunda dose. Sendo assim, retornaram 228 adolescentes (15,6%), dos 1.461 aguardados.

Vale lembrar que a vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica localizada em novo endereço, na Rua Padre Fabiano, 1009, centro ou então pelo telefone: 3492-7326.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?