CapivariNotícias

‘Semana de Educação de Capivari’ reflete sobre desafios do ensino

03/11/2014

‘Semana de Educação de Capivari’ reflete sobre desafios do ensino

Com casa cheia nos quatro dias de evento, palestrantes falaram sobre liderança, motivação, resultados e responsabilidades que permeiam os educadores
Dudu Braga apresentou a palestra 'Motivação, superação e empreendedorismo' (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Dudu Braga apresentou a palestra ‘Motivação, superação e empreendedorismo’ (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Os desafios acerca do ensino foram abordados durante a “Semana de Educação de Capivari”, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, entre os dias 13 e 16. Motivados pelo tema “Educação: Um diálogo com os diversos saberes”, palestrantes de destaque nacional refletiram sobre liderança, motivação, resultados e responsabilidades, entre outros aspectos que permeiam a profissão do educador.

Gestores, professores, PDIs, pajens e oficineiros da Rede Municipal de Ensino, além de estudantes de Pedagogia e educadores de escolas estaduais e particulares lotaram o salão Cristal, sede campestre do Capivari Clube, nas quatro noites de evento. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para participar de cada um dos dias.

Na abertura da “Semana de Educação”, o secretário Nadir Assalin destacou a importância da capacitação dos educadores. “Aperfeiçoar nossos professores é aperfeiçoar os processos pedagógicos, o ensino, a qualidade da educação oferecida em nossas escolas. Esse é um evento que engrandece o ensino em Capivari”, diz.

Assalin também ressaltou a experiência e os conhecimentos que os palestrantes selecionados para o evento têm a compartilhar, acrescentando clareza e informações relevantes ao dia a dia dos educadores. “É valiosa a oportunidade de receber em Capivari palestrantes renomados, com grande notoriedade no cenário educacional e com muito a ensinar.”

O prefeito Rodrigo Proença (PPS) explicou que a promoção de um evento como este, que incita o debate e a reflexão sobre o ensino, é uma forma de valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. “Nossos investimentos na educação são constantes e vão muito além de melhorias e avanços estruturais. Entendemos que a capacitação dos nossos educadores é uma forma de reconhecer e valorizar o fantástico trabalho desempenhado por eles”, afirma.

Para o vice-prefeito Vitor Riccomini (PTB), a participação dos educadores na “Semana de Educação” terá reflexos práticos em sala de aula. “Capacitar nossos professores é um dos caminhos para garantir que a qualidade das nossas escolas continue aumentando”, afirma.

Secretário da Educação, Nadir Assalin, fala durante a abertura da Semana de Educação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Secretário da Educação, Nadir Assalin, fala durante a abertura da Semana de Educação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Programação

Além de muito conteúdo, todos os dias do evento reservaram aos participantes momentos de cultura, com apresentações musicais de grupos formados por estudantes da rede. Também passaram pela “Semana de Educação” o vereador Flávio Carvalho (PSDB) e secretários municipais. Confira a programação completa:

Segunda-feira – palestra de Eduardo Shinyashiki (consultor organizacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes), com o tema “Voando com as águias – Os novos horizontes da liderança”, e apresentação do Coral Sementes do Futuro, da Escola Aldo Silveira.

Terça-feira – palestra de Dudu Braga (publicitário e filho do cantor Roberto Carlos), com o tema “Motivação, superação e empreendedorismo (inclusão)”, e apresentação do Coral de Libras, da Escola Teresinha Aparecida Franchi.

Quarta-feira – palestra de Celso Antunes (mestre em Ciências Humanas, especialista em Inteligência e Cognição), com o tema “O que é educar e com quantos princípios se constroem um professor eficiente”, e apresentação do Grupo de Percussão, da Escola Dirceu Ortolani Stein.

Quinta-feira – palestra de Marcos Meier (professor de Matemática, psicólogo e mestre em Educação), com o tema “Aprendizagem significativa e função docente”, e apresentação do Grupo Percussão e Voz, da Escola Teresinha de Jesus Macluf.

Na ocasião, a Secretaria da Educação aproveitou para homenagear os professores Teresa de Lourdes Brugnerotto de Campos e Tarcísio Colnaghi em reconhecimento ao Dia do Professor (comemorado em 15 de outubro).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?