CapivariNotícias

Semana mundial de incentivo ao aleitamento materno acontece no mês de agosto

03/08/2015

Semana mundial de incentivo ao aleitamento materno acontece no mês de agosto

Campanha terá como foco as mães que trabalham; leite materno é o alimento mais adequado para o bebê, diz secretária da Saúde de Capivari, Eliane Piai
Ação tem apoio de diversas organizações (Foto: Reprodução/Internet)
Ação tem apoio de diversas organizações (Foto: Reprodução/Internet)

CAPIVARI | Comemorada mundialmente entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento terá como foco neste ano o incentivo ao aleitamento materno para mulheres que trabalham. O tema é definido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), responsável pela criação da semana em 1992. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a ação, que tem apoio de diversas organizações governamentais, da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, sociedades de classe e hospitais.

Segundo a secretária da Saúde de Capivari, Eliane Piai, a amamentação é um ato de amor que promove satisfação para a mãe e para o bebê e reforça o vínculo afetivo. “Aconchegado ao colo, o bebê se sente seguro, protegido e amado”, afirma.

O leite materno é o melhor e mais adequado alimento para o bebê, pois preenche todas as necessidades do seu organismo nos primeiros seis meses de vida. Ele fornece todos os nutrientes que a criança precisa e também os anticorpos (defesas) contra várias doenças infecciosas. É o momento de maior intimidade entre mãe e filho.

“Por ser de fácil digestão, o leite materno não afeta o frágil intestino do bebê. Diminui a ocorrência de diarreias, desidratação e desnutrição”, explica Eliane. “É mais higiênico, porque vai da ‘fábrica ao consumidor’, não ficando sujeito à contaminação do ambiente. É mais prático, porque está sempre pronto, na temperatura ideal para ser oferecido a qualquer momento”, completa.

O tempo de amamentação, de acordo com ela, é de zero a seis meses, sendo o leite materno o alimento único; de seis a 12 meses, o leite materno passa a ser o alimento básico, podendo introduzir outros alimentos aos poucos. E, após o primeiro ano de vida, o leite materno continua útil. “É bom mamar no peito até dois anos.”

Vantagens

Para o bebê: proporciona crescimento; fornece água adequada para hidratação e vínculo afetivo; protege contra infecções, alergias e doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer na infância; melhor resposta à vacinação; menos problemas ortodônticos e fonoaudiólogos; prevenção da obesidade, melhor desenvolvimento cognitivo. Para a mãe: auxilia a involução uterina; reduz risco de hemorragia pós-parto; aumenta reservas de ferro; reduz risco de câncer de mama e ovário.

O Centro Especializado de Atendimento à Criança e à Mulher (Ceamc) é o setor de atendimento às gestantes e aos bebês. Neste setor existe profissionais que fazem orientação quanto à amamentação. Qualquer gestante pode procurar o serviço para orientações e dúvidas. O Ceamc fica na Rua Chiquinho Quadros, 1.000, Nova Capi. O contato da Pediatria é: 3492-8514 e da Área da Mulher: 3491-7590.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?