Falando de Vinho

Será o Natal a melhor época do ano para bebermos os melhores vinhos?

É importante observar, pois na família pode ter alguém que não tenha o conhecimento e assim não conseguir apreciar, desfrutar um bom vinho, ou pior, até pode fazer cara feia ou sugerir que o mesmo possa estar estragado. Nem todos tem os mesmos conhecimentos ou gostos vínicos e a ainda mais numa mesa de Natal, perdoa-se tudo. E ora, o Natal é propriamente uma festa que gira cada vez mais em torno das crianças e dos presentes.

Mas se nos ativermos apenas à importância do Natal e à felicidade de podermos ter ao nosso lado as pessoas que mais gostamos, então vale sempre a pena festejarmos com o melhor vinho possível. A vida é feito de pequenos momentos e pode ser um erro esperar pelo momento certo para abrirmos a garrafa especial que guardamos ciosamente.

O mais sensato, no entanto, é optarmos por uma situação de compromisso, por vinhos que, não sendo os melhores ou os mais caros, sejam bons, possam ser consensuais e, ainda assim consigam valorizar a gastronomia da festa e fazer o Natal um momento único. Há determinados brancos e tintos, espumantes ou fortificados que, pela comida, pela nossa disposição ou pela companhia, nos parecem perfeitos. O Natal deve ser, aliás, a festa que mais nos estimula a bebermos diferentes tipos de vinhos.

Será o Natal a melhor época do ano para bebermos os melhores vinhos?
Será o Natal a melhor época do ano
para bebermos os melhores vinhos?

Então irei sugerir algumas opções: Se a ideia é ter um serviço mais tradicional, selecione espumante, vinho branco ou rosè e um vinho tinto para alternar entre pratos mais leves e os mais pesados Comece pelo espumante, branco ou rosè para acompanhar as entradas, as receitas frias e as saladas. Quando os pratos principais forem servidos, passe para um tinto, assim ele terá mais abrangência. Mas se entre os pratos principais houver um peixe, por exemplo, sirva-o primeiro, acompanhado pelo vinho branco de início. E aí sim passe para os pratos a base de carne.

Sobremesas que levam creme, frutas frescas, bolo de frutas, vão melhor com espumante Moscatel. Sobremesas com base de chocolate casam melhor com vinho de sobremesa tinto, como o vinho do Porto.
Lembre-se, ao escolher o vinho para sua ceia de Natal, prefira rótulos que agrade a todos. Isso deixará a celebração muito mais agradável. Pelo menos por uma noite, deixe as regras de lado e divirta-se!

Aproveitando o encejo, eu e minha família, queremos desejar um feliz aniversário a minha mãe, Maria Braggion Falsirolli, que completou 77 anos, no dia 04 de dezembro. E dizer que as flores da vida possam sempre perfumar o seu caminho e que o amor que sentimos pela senhora, cresça cada vez mais em nossos corações. Receba todo nosso amor, carinho e admiração, junto com abraço apertado.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?