ColunistasRubinho de Souza

A rua Tuiuti e seu provável significado

.
.

DO FUNDO DO BAÚ RAFFARD

Tuiuti, é o nome de um pequeno periquito, cujo macho apresenta tonalidades saindo do verde tradicional para o azul, aliás, é bem adequada à estirpe dos militares que lutaram na batalha de mesmo nome, ocorrida na Guerra do Paraguai.

Esse pequeno pássaro, destacado componente da fauna regional, deu nome a uma região que seria extremamente importante na famosa Guerra do Paraguai.

A batalha de Tuiuti, que foi travada a 24 de maio de 1866 em uma área do território paraguaio envolvida por pântanos e matagais circundantes do lago Tuiuti, envolveu mais de 50.000 homens de ambos os lados.

Considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas dos aliados ocorrida entre 1864 e 1870, foi a maior e mais sangrenta travada na história da América do Sul, tendo confrontado efetivos do Exército paraguaio e forças da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

Representou o fim de uma ditadura, no caso do Paraguai, mas o início incontrolável do endividamento brasileiro, embora tenha tido o efeito positivo de iniciar concretamente a formação democrática do Exército brasileiro.

A região, que deu nome à batalha de Tuiuti, é uma elevação entre áreas pantanosas. As forças aliadas chegaram ali no início de maio de 1866, e bravamente rechaçaram um portentoso ataque paraguaio.

Era a primeira vitória de Tuiuti. Se os aliados perdessem, é provável que tivessem de se retirar do território paraguaio, mas foram avançando sorrateiramente em território, até então desconhecido, já que naquela época não existiam mapas precisos sobre a área. Além disso, os aliados não tinham nenhuma informação sobre a força bélica paraguaia, o que dificultava ainda mais as coisas.

Um dos responsáveis pelo êxito dos aliados, foi o general Osório, e com a vitória, o exército fez história e com isso, ruas e locais de várias cidades brasileiras, foram homenageadas com a denominação “Tuiuti” como é o caso da cidade de Rafard, que tem uma de suas ruas (foto) com esse nome, fazendo parte dessas homenagens.

Provavelmente essa é a explicação do porquê a rua que um dia margeou a linha férrea da Estrada de Ferro Sorocabana, ter recebido o nome de rua Tuiuti. Caso haja outra explicação desconheço.

Caro leitor amigo, grato por prestigiar nossa coluna. Se Deus deixar, semana que tem mais. Abraço.

COLUNA de autoria de Rubinho de Souza
Envie sua colaboração para o colunista: [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?