NotíciasRafard

Ações de demolição são suspensas na Fazenda Itapeva

04/08/2014

Ações de demolição são suspensas na Fazenda Itapeva

Na segunda reunião entre conselho e Radar, grupo levanta possibilidade de ceder 150 alqueires da colônia ao município
Encontros visam à conservação da fazenda inteira (Foto: Arquivo/O Semanário)
Encontros visam à conservação da fazenda inteira (Foto: Arquivo/O Semanário)

RAFARD  – Na quarta-feira, 23, a Comissão Intermunicipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Pedagógico, recém-formada por membros da sociedade civil e do poder público, se reuniu pela segunda vez com a Radar, proprietária da Fazenda Itapeva, a fim de discutir o destino da Capela de Itapeva e seu entorno. A reunião foi realizada no Centro Paroquial Cônego Luiz Talassi.

Para dialogar com o responsável pela divisão de sustentabilidade da empresa, André del Gaudio, estiveram presentes os vereadores de Rafard, com exceção do presidente da Câmara Alexandre Juliani (SDD), o prefeito César Moreira (PMDB), o assessor de gabinete e convênios da prefeitura Marcel Bertelli, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Sueli Batagin, o coordenador da Defesa Civil Márcio Jacob Hessel, o presidente do PMDB de Rafard Hermes Bragalda, o historiador Heitor Turolla (ex-prefeito de Rafard), o tenente reformado da Aeronáutica Denizart Fonseca, o radialista Francisco Marques, da Rádio R FM, e membros da ONG Focinho Carente.

Entre os diversos assuntos abordados, Gaudio informou que as ações de demolição das casas da fazenda estão suspensas até que tudo seja resolvido de comum acordo. A proposta é ceder ao município 15 hectares ao entorno da capela, o que corresponde a cerca de seis alqueires, a fim de iniciar um processo de preservação total do local por parte da administração pública.

Segundo ele, a Radar, uma empresa da Cosan que se dedica a avaliar novas oportunidades de negócios no campo, “está acompanhando os desdobramentos e buscando pró-ativamente alternativas para as colônias existentes em suas terras”. “Além de abrir o diálogo sobre o tema, a Radar se mostra disposta a levar para aprovação do conselho uma proposta que será apresentada pelo município, demostrando de forma realista como irá desenvolver a área”, diz Gaudio.

Na ocasião, o grupo também decidiu que o conselho será “encabeçado” pelos prefeitos, presidentes das câmaras e secretários de Cultura das duas cidades envolvidas – Rafard e Capivari. O compromisso passa a ser ligado aos cargos citados, e não apenas aos profissionais que os assumem atualmente.

No próximo encontro, que acontece na quinta-feira, 21, às 18h, a comissão deve apresentar um esboço do plano de conservação da Fazenda Itapeva, para dar continuidade à discussão. O esboço deve ser estruturado por membros do Executivo, em parceria com os vereadores de Rafard. Desta vez, nenhum representante de Capivari compareceu à reunião. Mombuca também será convidada a integrar a comissão.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?