NotíciasRafard

Agricultores participam de apresentação do curso sobre cultivo do tomate orgânico

23/02/2015

Agricultores participam de apresentação do curso sobre cultivo do tomate orgânico

Parceria entre Prefeitura, Senar e Sindicato Rural de Capivari garantirá novas oportunidades aos produtores de Rafard
Curso foi apresentado aos agricultores na sexta-feira, 13, no sítio da família Fávero (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Curso foi apresentado aos agricultores na sexta-feira, 13, no sítio da família Fávero (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Capivari, a Prefeitura de Rafard realizou uma apresentação referente ao curso sobre técnicas de manejo no sistema orgânico do cultivo do tomate, na sexta-feira, 13, no Sítio São José (da família Fávero), no bairro Limoeiro. Os agricultores foram instruídos pelo engenheiro agrônomo do Senar Paulo Ricardo Bassul.

As aulas acontecerão duas vezes por mês e terão duração de seis meses (tempo para desenvolvimento e colheita dos frutos), com início nos dias 13 e 16 de março. A ideia é formar uma turma de 15 pessoas. Além de Bassul, que ministrará as aulas, o Senar também contribuirá com o custeio de insumos e sementes para o plantio.

O curso será dividido em módulos e terá aulas práticas desde o princípio, com preparo de solo, semeadura e enxertia já na primeira etapa. Uma área de 800 a mil metros quadrados estará disponível aos produtores, que poderão trabalhar com uma variedade de cinco tomates (200 sementes de cada tipo), explorando o cenário irrigado e sempre prevalecendo o manejo e o cultivo orgânico.

“Através dos módulos em questão, poderemos observar o trabalho de preparo de solo, plantio, desbrota, adubação, pulverização, colheita e futura comercialização. Outro ponto importante a ser destacado é o método do curso, com aulas praticas já no início, estimulando o produtor e, por consequência, gerando um interesse ainda maior”, comenta o chefe de Agricultura e Pecuária de Rafard, Márcio Jacob Hessel.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?