NotíciasRafard

‘Aiuê de Natal’ acontece nestas quarta e quinta

13/12/2014

‘Aiuê de Natal’ acontece nestas quarta e quinta

Recital de Natal, violeiros, vivências artísticas e culinária tradicional fazem parte da programação que acontece na Fazenda São Bernardo e na Matriz
Evento foi definido durante reunião na sexta-feira, 5 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Evento foi definido durante reunião na sexta-feira, 5 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Nestas quarta e quinta-feira, 17 e 18, a Abaçaí Cultura e Arte e a Prefeitura realizam o “Aiuê de Natal”, na Fazenda São Bernardo e na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No quimbundo, aiuê quer dizer festa, admiração, surpresa, alegria. São encontros onde se compartilha a cultura, a mesa e a satisfação de estar juntos. A programação começa na noite de quarta, após a missa, com o Recital Cantares Natalino.

Composto por músicas tradicionais da Venezuela, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Brasil, o recital contempla a musicalidade dos festejos latinos desse período e apresenta um olhar diferenciado do Natal, baseado em valores, sentimentos, alegrias e esperança.

Depois, na quinta, a Fazenda São Bernardo abre as portas, na hora do almoço, para um grande compartilhamento cultural da “Mesa Paulista”. Violeiros, acordeom, Batuque Paulista e uma vivência com integrantes do Balé Folclórico de São Paulo são algumas das atividades que marcam o primeiro “Aiuê” rafardense.

Neste dia, também acontece, em frente à capela da fazenda, o Plantio da Bandeira da Paz, importante ação de Cultura de Paz em um ato inspirado pela Unesco/ONU e semeado entre diversos municípios do estado pela Abaçaí. A ação inspira as comunidades quanto à diversidade cultural, religiosa e de vida, bem como o redescobrimento da solidariedade e a preservação do planeta.

A Fazenda São Bernardo receberá o plantio de mudas nativas como uma simbologia do compromisso e da atenção com o meio ambiente. Na mesma quinta-feira, a programação conta com uma mostra da culinária paulista inspirada em receitas tradicionais dos caipiras, tropeiros e caiçaras. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 3312-2900, com Adriana Duarte.

Mãe Peregrina

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes receberá ainda na quarta-feira, 17, imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, trazida do Santuário Nacional de Aparecida. A Atividade integra o programa “Mãe Divina Peregrina”, realizada pela Abaçaí e pelo Santuário há 15 anos. A relíquia é uma cópia da que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, em 1717.

Pela primeira vez, Rafard e Mombuca estão sendo incluídas neste roteiro de peregrinação da Santa. Pelo menos 15 cidades, a maioria da região bragantina, farão parte do trajeto desde a saída da imagem do Santuário Nacional de Aparecida.

O município já está se mobilizando para a recepção da imagem, que entrará em Rafard ao meio-dia. Dezenas de cavaleiros liderados pelo Rancho do Cowboy, além de fiéis, aguardarão a santa na rotatória que faz divisa com Capivari, no portal de Tarsila. Depois, seguirão em carreata por ruas da cidade. Ao fim do trajeto, a imagem será conduzida até a Matriz, onde será rezada uma dezena do terço.

A missa com benção especial por intercessão da Mãe de Deus acontecerá às 19h, seguida do recital de Natal. “Estamos muito felizes por nosso município ter sido incluído no roteiro de peregrinação da Mãe Aparecida. Agradecemos a Abaçaí por conceder esse privilégio a nossa cidade. Tenho certeza que será um momento de muitas bênçãos para Rafard”, diz o vice-prefeito Carlos Roberto Bueno (PPS).

Toda a população está convidada a participar. No dia 18, às 18h30, Rafard conduzirá a imagem até a cidade de Mombuca.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?