Colunistas

Dia Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa

No período da Pandemia, em que as pessoas precisaram se isolar, em casa, ao final da oração do Ângelus, em 31 de janeiro de 2021, Sua Santidade o Papa Francisco instituiu o Dia dos Avós e das pessoas idosas, a ser celebrado no quarto domingo do mês de julho, de cada ano.

A motivação principal é mostrar ao mundo, às gerações que os avós e pessoas idosas são portadoras de um legado, de experiências de vida, que não podem ficar no anonimato, ou, até mesmo esquecido.

Precisamos saber ouvir, tantas vezes quanto necessário o mesmo assunto e, pacientemente colher dos avós e da pessoa idosa, sua carga de experiências, lutas, labutas e superações dos entraves e desafios da vida.

Neste segundo ano celebrativo, o Papa Francisco motivado pelo Salmo 92, 15, o intitula: “Dão fruto mesmo na velhice”.

Ao anunciar este versículo ao mundo, contra a corrente e o que alguns idosos pensam, anunciaremos o Evangelho Vivo, a ser acolhido por todos.

A bem da verdade, ninguém se prepara para envelhecer, e no acumulado dos anos, que os cabelos embranquecem ou caem, às comorbidades aparecem e as forças se esvaem.

É neste contexto, que os avós e as pessoas idosas devem ser olhados e integrados no seio das famílias, lugar do afeto, atenção e cuidado.

Embora a força e o vigor não sejam tantos, a experiência da vida faz a diferença, devendo ser partilhada com as gerações, na convivência e normalidade da vida.

Precisamos ter cuidado e não achar que lugar de avós e das pessoas idosas é no lar, asilo, casa de repouso, ou, qualquer outra nomenclatura que possamos pontuar.

Lugar dos avós e das pessoas idosas, é na Família, essa é insubstituível e deve ser lugar da partilha, do afeto, experiência de vida, do trabalho e do cuidado.

Das muitas dimensões a serem resgatadas nos avós e das pessoas idosas, queremos pontuar a dimensão da ternura, do afeto e da reciprocidade.

Como gostam das crianças, dos netinhos, adolescentes e jovens.

Neste âmbito, os avôs e as pessoas idosas rejuvenescem e criam vitalidade.

Agindo dessa forma, tendo essas atitudes, levantaremos a auto estima deles resgatando-lhes o sentimento da utilidade e o processo de que a missão ainda tem continuidade.

Sentirão proativos e promotores dos valores, pela experiência acumulada de anos adentro.

Olhando o panorama dos avós e das pessoas idosas, constatamos que precisamos envelhecer com qualidade de vida, e não ser enquadrado na “cultura do descarte”, sendo colocado em verdadeiro depósito de idosos.

Outra dimensão a ser trabalhada na vida dos avós e das pessoas idosas, dentro da espiritualidade, é a dimensão orante. Quanto bem podemos e devemos fazer, quando pela oração vamos rezando pela humanidade, deixando-nos ser absorvidos por Deus, deixando Deus tomar posse de nós.

A humanidade carece de orações, mal se tem o “controle da pandemia”, estamos vivendo em “guerra”. Mal a geração da segunda guerra mundial completa seu ciclo temporal, terreno, estoura outra guerra, no Continente Europeu.

Precisamos rezar, pela experiência de vida, criar situações para que o coração da humanidade, possa ser inundado com motivações de paz.

Celebrando o segundo ano dos avós e das pessoas idosas, dentro da sinolidade da Igreja: comunhão, unidade na missão, a Pastoral da Pessoa IDOSA no Brasil, nos propõe quatro tarefas a serem efetivadas no Domingo próximo, 24/07, como gesto concreto da celebração deste dia:

1 – Visitar as pessoas idosas, em família, portando a mensagem do Papa Francisco e as entregando;

2 – Entregar aos Padres da Paróquia as mensagens do Papa e da CNBB, alusivas ao dia;

3 – Incentivar adolescentes e jovens a visitarem os avós e pessoas idosas;

4 – Agendar na Paróquia missa especial, para os avós e pessoas idosas.

Procurando acolher as mensagens do Santo Padre, o Papa Francisco, bem como, a da CNBB, façamos deste dia um marco referencial na vida dos avós e das pessoas idosas, em suas Famílias, Comunidades e Igreja.

Queremos abençoá-los, suplicando as intercessões de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus.

Desça sobre vós as bênçãos de Deus todo Poderoso: Pai e Filho é Espírito Santo.

Fraterno abraço e parabéns pelo vosso dia.

Padre Vicente Batista de Paiva (Foto: Túlio Darros)
Pe. Vicente Batista de Paiva, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, Rafard/SP

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?