Economia

Dicas para abrir um negócio usando empréstimo com garantia de imóvel

Muitas pessoas que começam um negócio acabam fazendo isso de forma impulsiva, especialmente quando motivadas pela necessidade. Contudo, essa não é uma prática indicada.

Empreender com sucesso exige, não somente um bom planejamento, mas também uma série de conhecimento para formalizar e gerenciar o negócio de forma eficaz. Mas, não desista antes de tentar! Esse é um processo trabalhoso, mas recompensador.

E, com a ajuda das dicas que separamos, você poderá se organizar para abrir seu negócio de forma muito mais promissora.

Confira!

Aperfeiçoe sua ideia

Se você tomou a decisão de empreender, provavelmente já tem uma ideia da área que vai atuar. Contudo, é preciso deixar isso o mais claro possível. É preciso escolher um nicho/segmento específico dentro dessa área, assim como definir as soluções que você pretende oferecer para seus clientes.

É claro que, quando começar de fato, algumas coisas podem ser mudadas, mas é importante ter um norte para o planejamento que vem a seguir.

Entenda o mercado

Antes de efetivamente iniciar seu planejamento, é essencial que você conheça o mercado que irá atuar para conseguir levar seu negócio para frente.

Segue algumas dicas que podem ajudar:

  • Converse com pessoas que trabalham no segmento;
  • Identifique os prós e contras de trabalhar na área;
  • Pesquise as oportunidades e ameaças do setor;
  • Aposte nas redes sociais para entender o seu público-alvo.

Tenha um Plano de Ação

Dentre os pontos mais importantes de um planejamento podemos citar:

Defina metas e objetivos

Onde você quer chegar com seu negócio? O que deseja alcançar? Como concretizar esses objetivos? Essas são algumas das perguntas que você deve responder para definir suas metas e objetivos.

Além de nortear sua atuação, metas e objetivos servirão como foco para alcançar o seu sonho. Elas também serão um “gás” quando você estiver desanimado.

Descreva seu investimento

É crucial que você saiba quanto pode investir para tirar seu plano do papel. Só assim será possível identificar se um empréstimo para empresa pode ser o impulso que faltava para realizar seu projeto. Quando você define um investimento e trabalha com ele, tudo se torna mais organizado e fácil de entender.

Aprenda a “vender” seu negócio

Você precisa estar preparado para se comunicar, conversar sobre o seu plano de negócios. Ou seja, você deve saber “vender” sua ideia. Seu discurso precisa ser objetivo, inteligente e atraente para conseguir atrair clientes e possíveis investidores.

Mapeie suas parcerias

Lembre-se que empreender não é uma atividade solitária e que lidará com funcionários, fornecedores, parceiros, clientes, etc. Por isso, procure fazer acordos claros e manter bons relacionamentos.

Se optar por ter um sócio, é importante encontrar alguém com as características certas. Pois, da mesma forma que um bom sócio pode ajudar sua empresa a decolar, um sócio com as características erradas pode ser prejudicial para o seu negócio.

Formalize sua empresa

Para te ajudar a encaminhar as questões burocráticas, o ideal é contar com consultoria especialmente de um contador e, se necessário, de advogado.

Eles vão te ajudar com os seguintes documentos e processos:

  • Elaboração e registro do Contrato social;
  • Abrir o CNPJ;
  • Conseguir alvará da Prefeitura;
  • Registro da marca.

Planeje seu Marketing

Ter um plano de Marketing pode ser mais importante do que você imagina. Afinal, sem divulgação não há clientes, ou seja não há negócio. Para começar, defina sua persona, que é um perfil completo de um personagem que representa o seu público alvo.

Sabendo:

  • Quem é: idade, gênero, renda, hábitos de consumo, ocupação, estado civil, localização geográfica, hobbies e interesses;
  • Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos
  • Onde buscam informações
  • Em quem confia

Fica mais fácil montar uma estratégia para chegar a esse público.

Também é importante identificar: diferencial do seu produto em relação à concorrência, canais de comunicação a usar e sua marca (linguagem, identidade visual, posicionamento, etc.).

Com essas estratégias de marketing, que devem estar alinhadas com o objetivo do seu negócio, você atrairá os primeiros clientes. Para isso:

  • Marque presença nos canais identificados, especialmente redes sociais;
  • Invista também em estratégias presenciais;
  • Produza conteúdo relevante e de qualidade que engaje com seu potencial cliente, permitindo que você ganhe autoridade no mundo digital.

Lembre-se também de desenvolver estratégias para fidelizar esses clientes. Afinal não existe melhor promotor de uma marca que um cliente satisfeito..

Monitorar e replanejar

É fácil manter a sua atenção focada no presente, mas não deixe também de pensar a longo prazo. É comum esperar que seu negócio seja um sucesso desde o início. Porém, vá com calma. É melhor que ele cresça devagar, de maneira sustentável do que não crescer.

Se adapte a sua nova rotina. Revise periodicamente seu plano de negócios. Redefina metas. Trace novos objetivos. Faça mudanças quando necessário para o seu negócio continuar crescendo. Acompanhe o ritmo do seu negócio. Mude junto com ele. E não desista.

Quando recorrer a um crédito

O capital de giro é uma condição primordial no sucesso de uma empresa. Você deve garantir esse recurso, mesmo que seja por meio de crédito. Uma boa forma de conseguir capital de giro é através de um empréstimo com garantia de imóvel. Uma das modalidades mais acessíveis do mercado e uma das melhores opções de empréstimos para MEI.

A CashMe, é a maior especialista nessa modalidade de crédito. Vale a pena acessar o site e conferir as taxas de juros e prazo de pagamento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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