Economia

MEI Caminhoneiro: migração para nova categoria deve ser feita ainda este mês

Teto de faturamento da categoria é de R$ 251,6 mil ao ano; IOB destaca que formalização garante importantes benefícios aos trabalhadores individuais

São Paulo, 12 de janeiro de 2023 – Caminhoneiros que eram registrados apenas como Microempreendedores Individuais (MEI) até o ano passado têm até o próximo dia 31 de janeiro para migrarem para o recém-criado MEI Caminhoneiro. O limite de faturamento anual para a categoria é de R$ 251,6 mil.

A mudança deve-se à sanção da Lei Complementar 188, de 2022, que, entre outras disposições, permite a caminhoneiros se enquadrarem como Transportadores Autônomos de Cargas, um registro específico para a categoria dentro da atividade de microempreendedor individual.

Segundo o coordenador técnico e jurídico da IOB, Valdir Amorim, o caminhoneiro que já está registrado como MEI, precisa estar atento.

“Neste caso, é obrigado optar por uma das quatro atividades específicas do MEI Caminhoneiro.

Afinal, se não o fizer até 31 de janeiro, estará sujeito a penalidades”, alerta.

Vale destacar que as quatro ocupações profissionais disponíveis à categoria são:

Transportador autônomo de carga – municipal
Transportador autônomo de carga – intermunicipal, interestadual e internacional
Transportador autônomo de carga – produtos perigosos
Transportador autônomo de carga – mudanças

Amorim também lembra que o MEI dá ao trabalhador o direito a benefícios sociais como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.

“Ao fazer a adesão ou migração para a categoria específica no Portal do MEI, o imposto é calculado automaticamente pelo sistema”, explica.

Como migrar – Até o final deste mês o trabalhador que já atua na área de transportes como microempreendedor individual deve acessar o Portal do MEI e escolher entre uma das ocupações para transportador de cargas autônomos, optando pela mudança da tabela de MEI Geral para MEI Caminhoneiro.

Quem já está enquadrado nessa nova modalidade, não precisa fazer nenhuma alteração.

IOB. Poder para transformar

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores econômicos e empresas de contabilidade.

Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas a soluções tecnológicas, humanizadas e centradas individualmente em cada um de nossos clientes.

A marca também é dona do IOB 360, que transforma o dia a dia dos contadores por meio de experiências completas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?