Economia

Saiba como manter a folha de pagamento em dia

Nem é preciso dizer que a folha de pagamento da sua empresa é uma parte essencial. Colaboradores são uma parte fundamental de qualquer negócio em expansão e devem ser apreciados como tal.

Tamanha é a importância destes que até mesmo as palavras em relação a sua equipe mudaram. Muitos passaram a chamar o “funcionário” de colaborador e “empregados” de “equipe”.

A necessidade destes termos se vale cada dia mais no mercado. Uma equipe bem tratada se sente mais engajada no trabalho. E mantê-los pagos de maneira correta pode evitar diversos problemas.

Para evitar contratempos, no artigo de hoje, apresentaremos algumas ideias para que você consiga manter sua folha de pagamento sempre organizada. Aproveite e boa leitura!

A folha de pagamento

Ninguém trabalha sem receber, assim como ninguém fica feliz com salário atrasado. Todo colaborador procura fazer seu trabalho da melhor forma possível para que, no fim do mês, veja seu dinheiro entrando em sua conta.

Evitar atrasos ou falhas na folha significa, literalmente, manter a paz dentro do seu negócio. Uma das piores coisas para qualquer empresário é ver sua equipe se queixando e, até mesmo, cruzando os braços até cair seu pagamento.

Muito disso porque colaborador parado significa perder dinheiro. Perder dinheiro sempre é ruim e, ao depender da situação, pode ser ainda mais dolorido.

Claro que imprevistos acontecem. Bancos entram em greve ou folhas podem dar algum erro. Problemas podem aparecer a qualquer hora de nossas vidas e, quando acontecem, devem ser tratados de maneira imediata.

Ninguém vai lhe culpar se acontecer um problema no dia do pagamento. Agora, quando é um caso recorrente, a situação fica pior.

Um empreendedor que não passa credibilidade ou responsabilidade para com seus funcionários é alguém fadado ao fracasso. E o passado não justifica os erros do presente.

Comunicação verdadeira

Ninguém está interessado em saber se o atraso ou o problema com o pagamento nunca aconteceu. O que desejam é uma resposta. Um comunicado, informando sobre quando vai cair o pagamento ou o que está acontecendo dentro da empresa.

Muitos donos de empresas são orgulhosos e acham que não devem explicações a ninguém, mas não é bem assim. Sua equipe é quem faz a empresa se mover diariamente, e deve ser tratada da maneira certa.

Comunicá-los sobre os assuntos importantes que acontecem dentro da mesma, principalmente atraso ou problemas com pagamento é de sua responsabilidade.

Até porque, se bem explicada a situação ou o problema que levou a esta, em grande parte das situações, os seus colaboradores irão dar o melhor de si para fazer a empresa voltar a crescer.

Principalmente se estes já dispuserem de anos dentro da casa. Eles sabem o quão bem o negócio pode ir, e quanto lucro pode gerar. Assim como sabem o quanto a empresa é importante em suas vidas.

A equipe irá se comprometer a entregar o melhor serviço que ela conseguir da maneira mais rápida que puder, desde que veja você indo à luta e procurando meios para tornar a empresa lucrativa novamente.

Mantendo a folha de pagamento em ordem

Geralmente, o seu departamento de recursos humanos (RH) é responsável por realizar todas as tarefas relacionadas a organização da folha de pagamentos da sua equipe.

Junto ao financeiro da empresa, a folha de pagamento será dada como fechada e o pagamento efetuado. Cada desconto ou penalização será também descrita na mesma, comprovando o motivo do valor descontado.

É muito comum o RH possuir um arquivo onde armazena todos os registros dos pagamentos dos funcionários. Pastas de dívidas ou por nomes ou por meses, geralmente em ordem alfabética.

Um detalhe interessante para pedir a eles é que realizem o backup destes documentos em duas ou três outras plataformas. Procure dar preferência para pastas dentro de computadores e uma nuvem digital.

Um drive de uma empresa é sempre muito útil, visto que as informações gravadas ali permanecerem protegidas mesmo que os outros dois meios venham a dar problemas.

Folha de pagamento é um documento extremamente sério, e deve ser protegido a todo custo. Tanto para averiguar discrepâncias em relação ao pagamento do funcionário quanto para calcular o valor devido a estes em caso de demissão.

No começo do ano, também, procure, juntamente ao departamento, fazer todo um levantamento das folhas, para avaliar os gastos sobre cada funcionário e averiguar as condições destes.

É interessante estar a par destes dados, visto que, assim, você poderá definir prioridades em épocas mais difíceis. Ou ainda, avaliar a equipe como um todo e, se dispor do recurso, oferecer um aumento digno a estes.

Caso esteja tendo dificuldades com as folhas, o mais correto é entrar em contato com um contador para fazer o levantamento do dinheiro gasto em relação a seus colaboradores.

Colocando os pagamentos em ordem

Caso esteja passando por dificuldades financeiras e o atraso do pagamento de sua equipe seja iminente, antes de conversar com eles é interessante procurar fazer um empréstimo para colocar a casa em ordem.

A fintech CashMe, oferece o serviço de home equity, que consiste em fazer um empréstimo com garantia de imóvel. Mas fique tranquilo, pois a intenção nunca será tomar o seu imóvel.

Ao contrário do que se pode ouvir por outros lugares, o empréstimo com imóvel de garantia é extremamente seguro, além de muito flexível ao bolso do cliente, tornando uma das opções mais viáveis e interessantes do mercado.

A folha de pagamento é um compromisso

Devido a sua importância, o pagamento é como uma promessa. De fato, se trata de um acordo entre duas partes, onde a equipe lhe vende as horas em troca do dinheiro proposto.

Ter a folha em plena ordem pode ser algo difícil em certas épocas e, para estes momentos, fazer um empréstimo pode te ajudar a passar por esse período.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?