Economia

À vista ou parcelado: qual a melhor forma de pagar as contas de início de ano?

A preocupação com os impostos no começo do ano faz com que os proprietários de imóveis considerem a possibilidade de pagar o IPTU parcelado.

No entanto, esta opção gera uma grande dúvida: quais são as vantagens do parcelamento neste caso?

Boletos, plataformas vinculadas à conta digital, pagamento direto no site do governo… são diversas as formas que o contribuinte tem para parcelar o IPTU.

Mas será que vale mais a pena parcelar do que pagar à vista?

Para auxiliá-lo na escolha, listamos as vantagens das opções à vista e parcelada. Vamos lá!

IPTU parcelado ou à vista? O que é melhor?

Com a diversidade de formas de pagamento, é natural que surjam dúvidas acerca da melhor escolha. Cada opção traz consigo vantagens específicas, devendo o contribuinte avaliar qual se encaixa melhor na sua realidade financeira.

Vantagens do IPTU parcelado

A utilização do parcelamento para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma boa opção para quem não deseja sobrecarregar o atual saldo em conta.

Por exemplo, se o contribuinte já estiver no cheque especial, realizar o pagamento do tributo à vista somente irá agravar a dívida, podendo levar à atuação dos serviços de proteção ao crédito.

Dessa forma, ao realizar o pagamento de forma gradual no parcelamento, o contribuinte não se sobrecarrega, conseguindo manter um planejamento financeiro adequado.

Vantagens do IPTU à vista

O pagamento à vista, por sua vez, possui a vantagem de rapidamente deixar o contribuinte livre das obrigações tributárias, evitando as consequências de uma possível inadimplência.

Muitos municípios oferecem porcentagens consideráveis de desconto para a opção à vista. Portanto, o indivíduo paga um valor total menor comparado ao parcelamento.

 

Leia também:

  1. Servidores públicos de Capivari receberão reajuste de 7%
  2. Consulta do IPVA agora pode ser feita pelo WhatsApp do Poupatempo
  3. Paróquia Nossa Senhora de Lourdes comemora 100 anos em Rafard

Como pagar o IPTU parcelado?

O parcelamento pode ser efetuado de diversas formas, devendo o proprietário do imóvel optar por aquela que é mais adequada à sua realidade financeira e rotina.

Para a opção de parcelar no boleto, primeiro é necessário o acesso ao portal oficial divulgado pela Secretaria da Fazenda de seu município.

Ao selecionar a forma de pagamento, a opção boleto estará disponível. Assim, será possível emitir o carnê, sendo que o número de parcelas e valor mínimo podem variar conforme as regras de cada cidade.

Atenção: o pagamento presencial do boleto deve ser efetuado nas agências dos bancos credenciados ou então em uma lotérica.

No entanto, para quem deseja mais praticidade, a opção de parcelamento no cartão de crédito garante a comodidade de não precisar se deslocar para efetuar o pagamento, que sairá de forma automática na fatura do cartão.

Confira agora como utilizar essa opção!

Como pagar o IPTU no cartão de crédito?

Assim como é feito para o parcelamento no boleto, o contribuinte precisa primeiro acessar a plataforma oficial divulgada pela Secretaria da Fazenda do seu município. Ao selecionar a forma de pagamento, o crédito já estará disponível.

As condições dessa opção de pagamento, como número máximo de parcelas, são definidas pela Secretaria da Fazenda de cada município.

Todavia, vale lembrar que a disponibilização do uso de cartão de crédito para quitar o IPTU está sendo aderida pelos municípios de forma gradual.

Dessa forma, caso você não encontre no portal o crédito como opção, pode ser que sua cidade ainda não tenha efetuado a flexibilização das formas de pagamento. A boa notícia para quem se encontra nesta situação é que existe outra forma de utilizar o cartão de crédito.

Basta cadastrar e vincular seu cartão em uma plataforma de carteira digital. Através do aplicativo, você pode fazer a leitura do boleto do IPTU e selecionar a opção de crédito com ou sem parcelamento.

As carteiras digitais funcionam como intermediários das transações financeiras, sendo que o contribuinte deve estar muito atento aos juros e taxas que recairão sobre os valores parcelados.

Utilizar o cartão de crédito possui a vantagem adicional da praticidade de não precisar se preocupar com os boletos e seus respectivos prazos de vencimento.

Afinal, perder o prazo de uma parcela pode trazer sérias consequências para o contribuinte, como a inscrição do CPF na dívida ativa após 90 dias do vencimento.

Mantenha a organização e planejamento para não perder o controle das suas obrigações tributárias!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?