J.R. Guedes de Oliveira

Dionino Ângelo Colaneri

Dionino Ângelo Colaneri – Nasceu em Capivari, em 26 de setembro de 1914. Filho de Achille Donato Colaneri e de Eleonora Di Domenica, italianos nascidos em Castiglione Messer Marino, Província de Chieti – Abruzzo.

Foi casado com Corina Cortellazzi Colaneri, tendo os filhos Dionino Cortelazi, Ângela e Ivan Cortelazi.

Foi militante de causas sociais, que valorizassem os menos protegidos, como crianças, mulheres, fortalecessem os laços familiares.

Fundou e dirigiu o Jornal da Cidade, cujo escopo principal, enquanto dirigiu e foi seu proprietário, era servir à criança e a defesa de sua qualidade de vida.

Foi reconhecido e registrado no Ministério do Trabalho como Jornalista.

Quando jovem, militou na Juventude Católica e frequentou por dois períodos letivos, Seminário Católico para formação de Religiosos.

Nos anos 40, após passagem pela Maçonaria, tornou-se espírita, militante e viveu suas convicções religiosas com muita determinação e perseverança até seus últimos dias de vida, entre nós, em agosto de 2010.

Como tal, participou de um pequeno grupo de confrades, fundando o 1º. Centro Espírita de Capivari (João Moreira), e um dos primeiros no Estado de São Paulo.

Ainda nesse período, esse mesmo grupo organizou e fez funcionar um Albergue Noturno, para abrigar e dar pernoites aos viandantes que aportavam a cidade, e muitas das vezes eram encaminhamos pelas autoridades locais, principalmente os da segurança pública e do poder judiciário.

Na década de 50, os confrades, com sua liderança, fundaram e construíram um prédio para fazer funcionar o Lar de Jesus, destinado a acolher crianças órfãos da cidade e que posteriormente também veio a acolher outros menores encaminhados pelos serviços do Estado de São Paulo.

dionino-colaneri-figura-ilustre
Dionino Ângelo Colaneri (Foto enviada pelo colunista)

Iniciou sua vida profissional como Barbeiro (expressão da época que incluía as atividades de cabeleireiro), e em cujos salões eram atendidos homens e mulheres.

No final da década de 40, ingressou no Serviço Público Estadual, tendo trabalhado, até sua aposentadoria, no Centro de Saúde de Capivari, em jornada parcial de 4 horas diárias.

De sua convivência com o médico chefe do Centro de Saúde, o Dr. Mario Dias de Aguiar, também Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Capivari e da anexa Maternidade Carmela Dutra, surgiu o convite para Administrar as referidas instituições de Saúde.

Aceitou com o firme propósito de torná-las efetivas, eficientes e eficazes, priorizando o atendimento aos mais carentes. Fez com brilhantismo e determinação por quase duas décadas.

Nesse período as instituições ampliaram e modernizaram suas instalações e a qualidade dos serviços, mantendo com rigor os compromissos sociais, financeiros, e contábeis em transparência e em equilíbrio de custos, receitas e resultados.

Durante sua gestão houve pleno ajuste entre ativo e passivo econômico. Para tanto, estava sempre e freneticamente deslocando-se entre Campinas, Piracicaba e São Paulo, em busca de recursos financeiros e equipamentos para o apropriado funcionamento e modernização das instituições.

Estimulou a vinda e contratou mais e novos profissionais de saúde para os nosocômios. Foi uma pessoa que não valorizava os bens materiais para si e estava sempre disponível, dentro de seus limites para ajudar àqueles que lhe demandavam por algum tipo de ajuda.

No mês de Julho de 2003, foi-lhe Outorgado pela Câmara Municipal de Capivari, o Título de Cidadão Benemérito, em concorrida Sessão da Câmara, onde entre outra autoridades, estiveram presentes os prefeitos Geraldo Amaral e Julio Forti Neto, que em suas gestões acompanharam de perto seu trabalho.

Faleceu em Capivari no dia 26 de agosto de 2010.

(Fonte: Dionino Cortelazi Colaneri)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?