Rubinho de Souza

DO FUNDO DO BAÚ RAFFARD

06/04/2018

DO FUNDO DO BAÚ RAFFARD

O inesquecível ‘Pacheco’ – Nossa prainha de água doce

ARTIGO | Quem viveu nos anos 70, deve lembrar da nossa “prainha” de água doce – o famoso Pacheco – que atraia multidão nos dias de calor, notadamente em finais de semana, onde os moradores de Rafard e região iam para garantir algumas horas de lazer.

O local ficava na estrada da Santa Rita, após o campo do Saltinho, à beira do Rio Capivari, onde havia um remanso em suas águas, com muita areia, pedras enormes, formando uma praia de água doce, onde até mesmo as crianças tinham para brincar um local mais raso, enquanto os adultos iam mais ao meio do rio, num local mais fundo.

Era também local frequentado por muitas famílias, que iam lá para fazer piquenique, pois no local existiam muitas árvores de grande porte e frondosas que propiciavam muita sombra, algumas até frutíferas.

Os frequentadores, que para lá iam usavam bicicleta, Kombi, caminhões, enquanto muitos iam mesmo à pé, quando não conseguiam uma carona, muito comum nessa época.

O prefeito da época, a pedido dos que lá iam, mandou o fiscal Marino Basso que enviasse máquinas ao local para que além de arrumar a estrada, fizessem uma limpeza por debaixo das árvores, preservando o gramado, deixando o local ainda mais agradável…

Muitos lá aprenderam a nadar, pois uma parte do rio, parecia uma piscina natural, enquanto muitos também lá iam para pescar, e até hoje lembram com saudades desse tempo inesquecível, cujo local proporcionava horas de lazer a muitos.

Numa época em que não tínhamos os recursos tecnológicos que temos hoje, o aproveitamento dos recursos naturais dos quais dispúnhamos era uma forma inteligente que se impunha a todos nós que queríamos passar horas agradáveis, tanto que o local era preservado, e tudo era feito de forma ordeira e harmoniosa.

Na foto acima podemos ver Maria Aparecida Ricomini e sua prima Regina, brincando nas limpas águas do Capivari, no “Pacheco”, e que hoje está sendo publicada para matar as saudades dos que viveram essa época de ouro, e que jamais sairá da nossa memória, pois deixou muitas saudades de um tempo muito bom.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?